quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Paga menos quem é mais prudente.

As mulheres continuam sendo vistas como mais responsáveis pelas seguradoras. Tanto que as empresas mantêm os descontos para clientes do sexo feminino. E algumas ainda oferecem produtos e serviços diferenciados.
Pelo menos quando o assunto é seguro do automóvel as mulheres continuam le­­vando vantagem em relação aos homens. Mas desde que tenham o mesmo perfil. As empresas do setor ainda consideram as clientes do sexo feminino mais pru­­dentes no trânsito e responsáveis por estragos menos significativos quando se envolvem em acidentes. Algumas seguradoras oferecem serviços diferenciados para a mulher, mas todas elas têm em comum preços menores. A dife­ren­ça nos valores é, em média, de 6%.

Ramiro Fernandes Dias, diretor Executivo do Sindicato das Segu­radoras no Paraná e Mato Grosso do Sul, diz que há cerca de cinco anos era menos frequente a oferta de preços diferenciados para as mulheres, ao contrário do que acontece hoje. Até mesmo na faixa de 18 a 24 anos de idade, completa Dias, quando o seguro é mais caro para ambos os sexos, elas pagam menos. “Há empresas que colocam em seus produtos alguma per­­fumaria, como motorista ou serviço de táxi, por exemplo”, co­­menta o diretor do sindicato.

É o caso da SulAmérica Seguros e Previdência, que desenvolveu o Auto Mulher, um produto que privilegia a segurança, item apontado como essencial pelas mulheres em uma pesquisa feita pela seguradora. A companhia oferece, após a meia-noite, um motorista para a mulher que estiver dirigindo sozinha ou num carro só com mulheres. O Motorista Amigo tam­­bém pode ser acionado em qualquer momento em que a se­­gurada não estiver em condições de dirigir. Ela também pode chamar um profissional para trocar o pneu do carro ou um mecânico em caso de pane (inclusive falta de ga­­solina) quantas vezes for necessário.

Carlos Alberto Trindade, vice-presidente de Auto e Massificados da SulAmérica, cita, ainda, a opção de contratar a franquia ze­­ro. Nesse caso, mesmo que o pre­juí­zo não supere o valor da franquia, a seguradora paga o conserto do veículo segurado no primeiro sinistro. E para que o produto fi­­que ainda mais feminino, o livreto pós-venda tem até uma fragrância exclusiva.
Na Porto Seguro, uma das maio­­res seguradoras do Brasil, a vantagem que a mulher tem em relação ao cliente do sexo masculino é o desconto. Os produtos e serviços oferecidos são os mesmos para homens e mulheres. O segurado tem troca de pneus, chaveiro, táxi gratuito em caso de remoção do veículo, assistência para o motorista que não esteja em condições de dirigir e desconto na renovação da carteira de habilitação, por exem­­plo.

A seguradora também oferece serviços para a residência (reparos hidráulicos, elétricos, desentupimento, chaveiro, conserto de eletrodomésticos, entre outros); Help Desk com atendimento pessoal ou via telefone para problemas com computadores; e Pet Residência (consultas veterinárias gratuitas e desconto em diversos estabelecimentos). Para o segurado tem Car­­tão Porto Seguro Visa, com benefícios do Programa de Relaciona­men­­to e serviços exclusivos da Cen­­­­tral de Conveniência, como pin­­­­tura e pequenas reformas; descontos em restaurantes, teatros e espetáculos, e UseBike, que disponibiliza bicicletários com bikes para empréstimo e paraciclos para que o segurado guarde a própria bicicleta.

Uma rápida pesquisa mostra que cada seguradora procura in­­cluir produtos e serviços que tornem seus produtos diferentes. A Marítima, por exemplo, cobre em um sinistro, além do valor da franquia, outras pequenas batidas que vão se acumulando durante a vi­­gência da apólice. E a Bradesco rea­­liza sorteios mensais de R$ 50 mil.

Boa cliente
A funcionária pública Maria Al­­fonsine Klingelfuss dirige há 22 anos e conta que sempre fez seguro para todos os automóveis que teve. Desde 2006 ela está com um Fiat Uno, que comprou zero quilômetro e já saiu da concessionária segurado. Atualmente, Maria é clien­­te da Azul Seguros. Como ela nunca teve de acionar a seguradora, tem bônus e paga menos pelo seguro. “Na última vez que renovei gastei cerca de R$ 1 mil”, diz ela.

As vantagens oferecidas para as mulheres acabaram levando ho­­mens donos de veículos a fazer al­­gumas manobras para que o se­­guro saísse em nome de uma mu­­lher com o intuito de aproveitar os benefícios. Corretores e companhias seguradoras fizeram um trabalho de conscientização para coibir essa prática e com resultado positivo. Mas ainda há quem tente enganar a seguradora. Vale lembrar que o questionário de perfil preenchido com informações falsas pode resultar na recusa da co­­bertura de um sinistro.
Fonte: Publicado em 30/09/2009 Viviane Favretto
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