quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Salve seu pára-choque


Salve seu pára-choque

Até bem pouco tempo, sensores de distância eram recursos disponíveis apenas nos carros mais luxuosos, mas a tecnologia se popularizou e agora podem ser instalados por preços que partem de R$ 300. Como são compatíveis com qualquer veículo de passeio ou utilitário, ninguém mais precisa se preocupar com os pára-choques alheios (e com o seu próprio) toda vez que for manobrar.

Funciona assim: o equipamento é acionado quando a marcha à ré é engatada. Sensores instalados no pára-choque traseiro identificam a aproximação de obstáculos e sinalizam a distância do veículo em relação a barreira por meio de avisos sonoros. Sua instalação não é difícil e pode ser realizada em uma hora mesmo por quem não tem experiência. Autoesporte instalou e testou o sensor da DNI (R$ 300) antes de você tentar furar seu pára-choque.

Ao comprar o seu, verifique se o produto apresenta manual de instruções e especificações técnicas detalhando seu funcionamento. Alguns equipamentos importados não têm garantia, certificados de qualidade, não conseguem identificar obstáculos muito pequenos, vitrines ou não informam as distâncias com precisão.

Faça você mesmo


1º passo: Leia o manual de instalação do produto para checar a altura e distâncias recomendadas entre os sensores e o chão. Com a fita métrica e o marcador de texto, faça uma marca nos pontos de furação no pára-choque.

2º passo: Posicione a caixa de controle dentro do porta-malas. Algumas têm velcro para fixação no carpete. Prenda o sinalizador sonoro onde preferir. Certifique-se que os locais escolhidos permitem a passagem dos fios.

Passo 3
3º passo: Coloque a broca (inclusa no kit) numa furadeira e faça os furos nos pára-choques seguindo as marcações (passo 1). Antes de furar, verifique se o local escolhido não tem partes metálicas ou fios.

4º passo: Instale os sensores no pára-choque e leve os fios até a caixa de controle. Abra o farol traseiro e identifique o soquete da lâmpada de ré. Com a solda, prenda os cabos que alimentarão a caixa controladora.

5º passo: Com o estilete, corte o excesso de fios e proteja os contatos elétricos contra poeira, água e altas temperaturas. Para melhorar o acabamento, esconda os cabos entre a lataria e o carpete do veículo.

6º passo: Ligue o contato da ignição (que aciona a parte elétrica do veículo sem acionar o motor) e engate a ré. Peça para alguém se aproximar do carro vagarosamente para testar o funcionamento dos sensores.

O que você vai precisar:
- Fita métrica
- Marcador de texto
- Furadeira
- Solda
- Estilete


As opções
- Parking Sensor - R$ 340
- Spal Evolution - R$ 563
- JHG 1122 - R$ 605
- Dalgas Parkmaster (tem certificado ISO 9001) - R$ 1.200

Cuidado com a garantia
Nenhuma montadora mantém a garantia de fábrica se o equipamento for instalado fora da concessionária, já que altera a originalidade do veículo. Caso seu carro ainda estiver na garantia, entre em contato com a montadora para obter informações sobre o procedimento.

fonte: Ulisses Cavalcante

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Não deixe pouco combustível no tanque.


Não deixe pouco combustível no tanque.

uando você estiver usando seu veículo com freqüência, procure manter o tanque de combustível sempre em bom nível de preferência acima de ¼ com combustível. É possível que se você estiver rodando na reserva ou com o tanque em baixo nível aspire impurezas do tanque, o que certamente prejudica o bom funcionamento do motor.

Isso ocorre porque os sistemas de distribuição de combustíveis sempre podem apresentar impurezas e, portanto, ao abastecer o veículo é possível que algumas impurezas possam acabar no tanque dos veículos. Assim, se o tanque estiver com pouco combustível é mais provável que o sistema de alimentação de combustível acabe por aspirar essas impurezas.

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Vale a pena converter seu carro para GNV (gás natural)?

Vale a pena converter seu carro para GNV (gás natural)?

Antes de converter seu Carro para o Gás Natural, faça uma pequena conta para saber se vale a pena.

Calcule os custos que você tem com seu automóvel para a quilometragem que normalmente roda.

Após calcular quanto gasta com gasolina ou o combustível que utiliza, faça uma conta para quanto você gastaria se utilizasse o kit gás.

Veja a diferença em Reais que você estaria economizando e faça uma simples Análise em quanto tempo se pagaria os custos pela instalação deste kit com a economia proporcionada.

Não esqueça de levar em consideração algumas desvantagens do gás como: menor desempenho, menos autonomia, e espaço que se perde na mala pois o cilindro fica lá, sem falar em um peso a mais constantemente no porta-malas.

Portanto, em regra geral o kit gás é interessante para quem trabalha com o carro ou roda muito mesmo, mas para outros nem tanto.

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