domingo, 1 de agosto de 2010

Motos: o momento certo para a substituição do lubrificante

“Eu troco o óleo toda semana”. “Não deixo passar dos 1.000 km”. “O ideal é trocar na metade do recomendado pelo fabricante”. Esses são apenas alguns dos mitos que existem sobre a troca de óleo nas motos. Perdido no meio dessa confusão toda, o motociclista, que se preocupa com a manutenção do seu veículo, fica sem saber qual a hora certa de troca o óleo de sua moto.

A dúvida não deveria nem existir, afinal em todo “Manual do Proprietário” que acompanha as motocicletas há as recomendações dos fabricantes sobre o óleo correto e o intervalo entre cada troca de óleo. Mas o que fazer quando até mesmo na própria concessionária autorizada o mecânico recomenda substituir o fluido antes do recomendado?

“Realmente, 90% dos mecânicos que recebem treinamento trocam na metade do intervalo recomendado”, admite Alexandre Hernandes, Instrutor Técnico da Yamaha Motor. Responsável por capacitar os mecânicos das oficinas autorizadas, Alexandre afirma que isso acontece porque os mecânicos acreditam que dessa forma o motor dura mais. “Essa idéia vem da década de 80 quando os óleos duravam menos. Agora a tecnologia dos óleos evoluiu muito e o fluido dura mais”, explica.

Ao longo dos anos, assim como as motos, os óleos evoluíram. Tanto na viscosidade como nas especificações da API (American Petroleum Institute). “Antes os óleos atendiam normas mais antigas da API, agora o Yamalube, óleo recomendado pela Yamaha para suas motos, atende à norma SL, quer dizer uma especificação mais moderna, o que permite um maior intervalo na hora de trocar o óleo”, ressalta o Instrutor da Yamaha.

Nas motos de baixa cilindrada da marca, como por exemplo, a YBR 125 Factor, a fábrica recomenda a troca de óleo a cada 3.000 km – exceto na primeira troca que deve ser feita aos 1.000 km junto com a revisão. Porém, uma rápida visita aos fóruns na internet ou uma conversa com motociclistas mostra que a maioria faz a substituição a cada 1.000 km, inclusive com recomendação da concessionária. “Os concessionários recomendam isso porque sabem que a maioria dos clientes não verifica o nível do óleo entre as trocas. Então para evitar problemas recomendam que se troque o óleo na metade do tempo”, justifica Alexandre.

Alexandre aproveita para alertar os motociclistas: “mesmo que a troca seja recomendada a cada 3000 km o motociclista precisa verificar o nível de óleo periodicamente e, se necessário for, completar com o mesmo óleo utilizado”. Se o motociclista utilizar um óleo diferente, o fluido pode perder suas características, alerta ele.

O engenheiro da Honda, Alfredo Guedes, faz coro e admite que a troca do óleo antes mesmo que o recomendado pela montadora também acontece em concessionárias da marca. “O consumidor é resistente a mudanças. Antes, quando o óleo tinha especificação inferior, a troca devia ser feita aos 1500 km. Desde a CG 150, passamos a recomendar o óleo Móbil Super Moto 4T que tem viscosidade 20W50 e atende à norma API SF, portanto as trocas passaram para cada 4000 km. Com exceção da primeira que deve ser feita obrigatoriamente aos 1000 km ou após seis meses.”, explica Guedes.

A validade do óleo também é outro fator a ser levado em conta. Após sair da embalagem o óleo dura seis meses. Mesmo que a moto não rode a quilometragem indicada, depois desse período o óleo deve ser substituído. “Mas trocar o óleo toda semana ou a cada 1000 km, além de jogar dinheiro fora, o motociclista vai gerar resíduos desnecessários para o meio ambiente”, relembra o engenheiro que há 14 anos trabalha na Honda.

O óleo certo

Alfredo Guedes também alerta para o uso do óleo correto, ou seja, aquele recomendado pela montadora. “O consumidor deve sempre usar o óleo recomendado pelo fabricante. Pois já fizemos exaustivos testes em bancadas, ou rodando em condições severas. Muitos proprietários de motos maiores, como a CBR 600RR, por exemplo, querem usar óleo de base sintética, porque acham que é melhor. Não recomendamos”, avisa o engenheiro.

Segundo ele, os óleos de base sintética podem formar uma película nos discos de embreagem e reduzir o atrito. Com isso a embreagem pode começar a patinar. “Alguns fabricantes de óleo sintéticos afirmam que isso não acontece mais, porém a Honda ainda não testou esses óleos e o motociclista não deve utilizá-lo em nossas motocicletas. Exceto alguns modelos de competição que têm embreagem a seco”, reforça ele.

A maioria das motos de rua tem discos de embreagem banhados a óleo. Enquanto nos carros há um lubrificante específico para o motor e outro para a caixa de transmissão, na maioria das motos com motores quatro tempos à venda no Brasil o mesmo óleo que lubrifica cilindros e pistões, lubrifica também a caixa de marchas e a embreagem. “Por isso nunca se deve usar óleo de carro em motocicletas”, conclui Alexandre Hernandes, instrutor da Yamaha.

Conclusão

Para saber qual a hora certa de trocar o óleo de sua moto a principal recomendação dos fabricantes é só uma: seguir à risca o “Manual do Proprietário”. Tanto em relação ao óleo a ser utilizado quanto ao intervalo entre as trocas. Com isso, segundo o Instrutor da Yamaha, o motociclista tem a garantia de estar cuidando bem da lubrificação de sua moto. “Seguindo o Manual não tem erro, não tem xabu”, reforça Alfredo da Honda.

Cinco dicas sobre troca de óleo

1 - Nunca use óleo de carros em motocicletas
2 – O óleo certo para cada modelo de moto é o recomendado pelo fabricante
3 – Verifique o nível do óleo semanalmente
4 – Na troca de óleo, verifique a necessidade de substituir os filtros de óleo e ar da motocicleta
5 – Caso sua moto não rode muito, troque o óleo a cada seis meses

Texto: Arthur Caldeira / Infomoto

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Dicas automotivas: Cuidados para comprar um seminovo

Documentação - Cheque a autenticidade dos documentos, conferindo placa, número do chassi, nome do proprietário, entre outros. Exija documentos originais, sempre. Certifique-se se, no documento, constam "Alienação Fiduciária" , "Reserva de Domínio" ou, ainda, se é financiado, o que indica que ele pertence à financeira. A expressão "Sem Reserva" indica que não há impedimentos à transferência da propriedade do veículo.

Placa - A partir da placa, confira se o carro está licenciado em seu município. A transferência de veículos de outras cidades incorre em custos, prazos esticados e burocracia.

Compare o número do chassi - Gravado perto do motor, nos vidros e na carroceria - com o do certificado do veículo. Os números e letras da gravação na chapa devem estar alinhados, com espaços regulares e contornos uniformes.

Detran - Entre em contato com o Detran de sua cidade para checar o histórico do veículo. De posse do número do Renavan e placa do carro, é possível ter acesso a eventuais multas e bloqueios de IPVA ou informações sobre alienação e roubo.

Perfil do veículo - Observe o perfil da lataria para avaliar se existem peças desalinhadas ou amassadas. Procure olhar o carro sob luz forte ou luz do dia. Mudanças de cor na lataria e respingos de tinta nas borrachas e frisos indicam que o carro já passou por serviços de funilaria e pintura. Procure por pontos de ferrugem nos vincos e dobradiças.

Direção - Esteja atento aos pedais, alavanca de câmbio e volante. Peças com revestimento muito desgastado podem denunciar uso severo e, talvez, uma quilometragem muito além da divulgada pelo anunciante.

Segurança - Verifique os equipamentos obrigatórios de segurança. Estepe, macaco e chave de roda, triângulo de sinalização, extintor de incêndio, cintos de segurança, etc.

Mecânica - Tente obter o aval de um especialista ou mecânico de sua confiança em relação à mecânica. Caso não seja possível, não se desespere. Siga algumas dicas básicas para ter certeza de que está comprando um bom carro.

Motorização - Observe o motor, sempre atento a vazamentos ou acúmulo de óleo na superfície. Verifique a coloração da água no vaso de expansão do radiador. É importante notar se existem sinais de ferrugem ou óleo na água, pois apontam problemas mais graves. Cabos e mangueiras ressecados ou emendados são comuns em carros seminovos. Não deixe de checá-los.

Ruídos - Ligue o motor sem acelerar, aguardando alguns segundos em marcha-lenta. Ruídos ?metálicos? podem denunciar empenos, folgas ou problemas mais graves em peças internas. Acelere aos poucos, progressivamente, sempre atento ao surgimento de barulhos anormais. Verifique o escapamento em busca de sinais de óleo ou fumaça. Tente fazer um test-drive no carro, sempre atento ao desempenho e à dirigibilidade.

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Dicas automotivas: Pressão dos pneus

A pressão de ar é o fator que mais afeta o desgaste do pneu e, por conseqüência, sua vida útil. Saiba como a pressão excessivamente baixa ou alta pode afetar diretamente o pneu.

Pressão baixa
Pneu com baixa pressão tem sua área de contato com o solo alterada, provocando desgaste acelerado e irregular da banda de rodagem e dos ?ombros?. Isso reduz sua durabilidade e aumenta o consumo de combustível. Outras conseqüências que podem advir da baixa pressão: superaquecimento, quebras e separações dos componentes estruturais do pneu.

Pressão alta
Também altera a área de contato do pneu com o solo, ocasionando desgaste acelerado no centro da banda de rodagem e reduzindo a durabilidade do pneu. Devido ao supertensionamento da carcaça, o pneu fica mais suscetível a cortes e impactos. Pressão alta reduz o conforto ao dirigir (carro vibra mais com irregularidades do solo).

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Tire dúvidas sobre o uso de Gás Natural Veicular

Desde a crise do petróleo, na década de 1970, e depois com a percepção das agressões a atmosfera na década seguinte, os governos em todo o mundo estão constantemente em busca de fontes alternativas para servir de combustível ao setor automotivo. Uma dessas alternativas é o gás natural veicular (GNV), que nada mais é que um combustível gasoso cujas propriedades químicas substituem muito bem os combustíveis tradicionais para motores.

As frotas de empresas estatais brasileiras foram aderindo ao uso do gás por aqui, mas foi após a publicação do Decreto nº 1.787 de 12 de janeiro de 1996, quando então foi liberado o seu uso em veículo particular, que o GNV se popularizou entre os motoristas brasileiros.

O gás natural veicular não é derivado de petróleo, ele pode ser extraído do processamento do lixo orgânico em usinas, por isso também é conhecido por gás do lixo ou em termos mais técnicos, por metano. É, sem dúvida, uma fonte de energia renovável, pois sua matéria prima, nesse caso o lixo orgânico das grandes metrópoles, pode ser considerada uma fonte inesgotável. Além do benefício com a finalidade, ou seja, como combustível, ainda acrescenta uma melhoria significativa da qualidade de vida nas grandes cidades, uma vez que as emissões de gases poluentes, como por exemplo, monóxido de carbono (CO) e oxido de nitrogênio (NOx), sofrem reduções significativas, o que melhora a qualidade do ar, além do que, seu processo de queima liberar apenas dióxido de carbono(CO2) e água (H2O).

Para a utilização do GNV é normal que seja aplicado em motores concebidos para rodar com gasolina ou com álcool. Dessa forma é natural que se passe a operar de maneira bicombustível, podendo alterar entre o GNV e o combustível original do veículo. Alguns modelos já saem de fábrica com essa opção, mas também é possível adaptar qualquer outro automóvel, desde que o serviço seja feito em oficinas credenciadas.
Apesar de a palavra gás remeter ao perigo de fogo e explosão, o GNV tem menor

densidade que o ar atmosférico, o que em caso de vazamento, possibilita sua rápida dissipação na atmosfera, reduzindo a probabilidade de ocorrência de concentrações na faixa de inflamabilidade. Em outras palavras, um carro devidamente equipado com os dispositivos de segurança não corre risco algum. As normas relacionadas com a conversão são extremamente rígidas. Os componentes do sistema de conversão são testados exaustivamente pelos fabricantes com a finalidade de assegurar uma confiabilidade elevada.

É importante ressaltar que O GNV difere totalmente do GLP (gás liqüefeito de petróleo). Primeiro, porque o GLP é derivado de petróleo e o uso veicular é proibido no Brasil. Além disso, as adaptações caseiras que adotam o botijão de cozinha, cujo gás é o GLP, não contam com os dispositivos de segurança. Alguns casos relatados de explosão envolvendo o GNV se deram em razão desses serviços sem critérios. Chegou-se ao absurdo de utilizar o GNV em botijão caseiro. Acontece que o abastecimento de GNV é normalmente feito com o produto a alta pressão, cerca de 220 atmosferas. Essa pressão não é suportada pelo botijão comum, apenas pelo cilindro destinado a esse fim.

Na instalação do gás veicular, o carro recebe uma série de modificações. É instalado um conjunto de reservatórios, denominados de cilindros, para armazenar o GNV, além de uma rede de tubos de alta e baixa pressão, dispositivo regulador de pressão, válvula para o abastecimento, chave comutadora para alternância entre combustíveis e indicadores e leitores do sistema.

Mas existem alguns inconvenientes em sua utilização, como, por exemplo, a perda de espaço para carga, seja no porta-malas ou na caçamba, rede de abastecimento enxuta e perda de desempenho. Os veículos convertidos devem manter as taxas de compressão originais de seus motores, o que pode acarretar uma sub-utilização das características originais do GNV e por conseqüência resulta na perda de potência.

Uma constatação que pode minimizar a perda de potência é que, os veículos a álcool são a melhor opção para adaptação ao uso do GNV, principalmente devido à maior taxa de compressão do motor, o que otimiza a queima e desse modo se aproveita o elevado poder anti-detonante do GNV, além de contar com componentes dimensionados ao uso de álcool, mais corrosivo, que acabam oferecendo maior durabilidade.

Não há dúvidas que o maior apelo para o consumidor que fez a conversão tempos atrás foi o preço por metro cúbico, até então mais em conta. O valor chegou a superar o custo do álcool e brecou o mercado de conversões. No entanto, parece que uma retomada nesse setor está a caminho, devido a redução no valor metro cúbico do GNV que vem ocorrendo em vários estados brasileiros. Há de se considerar também que um metro cúbico de GNV roda, em média, 14 quilômetros. Já um litro de álcool faz, em média, sete quilômetros.

Se você já possui o GNV no seu carro, lembre-se de não fazer nenhum tipo de manutenção no equipamento sem o auxílio de um profissional. Se você não tem e pensa em instalar, o primeiro passo é escolher um local cadastrado pelo INMETRO, mas além de tudo que seja idôneo e conte com boas referências. O dispositivo de uma forma geral é seguro, mas para que isso ocorra, não pode ter falhas, portanto, nem sempre o mais barato é o melhor.

Se acontecer de o carro adaptado com GNV sofrer uma colisão, ou ocorrer algum dano em qualquer parte do sistema, principalmente no cilindro, é recomendado a troca de todo o conjunto. Quanto a manutenção, uma vez por ano deve ser feita uma checagem de todo sistema e a cada cinco anos o veículo deve ser submetido a uma inspeção mais rigorosa, para que seja feito o teste hidrostático no cilindro e verificar sua resistência. Nesse teste, o cilindro é submetido a uma pressão 50% maior do que a que está acostumado a receber.

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Cuidados com a manutenção da moto

Em um recente levantamento feito pela Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) foi detectado um dado alarmante. O estudo apontou que 90% das motos em circulação na capital paulista apresentam alguma necessidade de manutenção e o detalhe fica agravado pela deficiência de um ou mais itens. Quase metade das motos inspecionadas tinha falhas em mais de quatro itens.

Os dados apresentados mostram que a manutenção das motocicletas é muito precária, o que pode comprometer o funcionamento e até mesmo a segurança do trânsito. Boa parte dessas motos é utilizada por motoboys, que fazem uso profissional do equipamento e em razão disso deveriam se preocupar mais ainda com a manutenção.

Para quem faz questão de andar seguro, segue uma lista de itens que devem ser inspecionados periodicamente.

Pneus
O segredo é manter a calibragem bem ajustada, pois o pneu precisa estar aderente ao solo para que o condutor tenha toda segurança durante a pilotagem. Não esqueça que ao carregar alguém na garupa é preciso aumentar a pressão do pneu traseiro. Já o dianteiro deve usar em torno de quatro libras a menos, pois o volume cúbico é menor quando comparado ao que vai na traseira.



A calibragem varia de acordo com as medidas do pneu, porém sempre são divulgadas tanto pelo fabricante da moto quanto pelo fornecedor do pneu. É importante ficar atento aos detalhes, pois o pneu esquenta com a rodagem e isso provoca uma dilatação do ar, o que pode aumentar a calibragem em até 6 libras. Assim sendo, tenha em mente que ao calibrar o pneu a pressão vai aumentar e em uma viagem, por exemplo, o pneu pode ficar muito duro, vai perder aderência e isso o condutor vai sentir mais durante as curvas.

Para andar na cidade mantenha a calibragem justa, mas ao ter que trafegar por distâncias maiores, como na estrada, por exemplo, ajuste a calibragem para menos, a fim de compensar o aumento da pressão. Uma dica legal é calibrar com nitrogênio, pois o ponto de dilatação é mais elevado , o que mantém a calibragem mais estável e por mais tempo.



Outra preocupação com os pneus está no momento de fazer a troca. Ao escolher um local para esse serviço confira se a máquina de montagem é mesmo para motos. Esse cuidado é essencial, principalmente para as rodas raiadas. Geralmente os pneus originais agüentam em torno de 10 a 12 mil quilômetros, mas independente da quilometragem é importante ficar atento ao friso na faixa central. Quando perceber que tem falhas, ou seja, está gasto, não bobeie e procure fazer a substituição o quanto antes. Certa instabilidade também pode denunciar o momento da troca, assim o fundamental mesmo é não estender a substituição.



Para escolher o pneu certo, o melhor é manter a versão original de fábrica, mas como existem vários tipos de pneus, o condutor pode optar por uma versão de composto mais duro, que vai durar mais, porém menos eficaz para aqueles pilotos que pretendem andar mais forte, utilizando toda a capacidade do pneu. O composto do tipo mais macio por sua vez vai durar menos, entretanto conta com a melhor aderência e isso se converte em segurança. Para todos os fins, sempre é bom seguir a recomendação do fabricante da moto, mesmo para fazer alterações.


Após a troca lembre-se de que todo pneu vem de fábrica com uma camada de cera bastante escorregadia. Assim, evite forçar as acelerações nas primeiras voltas, principalmente nas curvas.

Corrente
A corrente é responsável por transmitir o torque, ou seja, a força gerada pelo motor às rodas. Contudo, a necessidade da corrente é apenas a lubrificação, que deve ser feita a cada 500 km. A lubrificação da corrente evita o desgaste excessivo e por conseqüência a necessidade de troca de uma relação, composta por pinhão, coroa e corrente, o que não é nada barato. O lubrificante mais recomendado para fazer a lubrificação é óleo do tipo 90, que é bem grosso. Outra opção a ser empregada é a graxa náutica. Sua vantagem é não sair com água.



Freios
Existem dois tipos de freio. Um é modelo a tambor e o outro a disco. A tambor a manutenção é mais simples e mais em conta, porém esse modelo não é tão eficaz quanto o freio a disco. O modelo a tambor sofre mais em condições adversas, como por exemplo, em dia de chuva. Entretanto, se bem regulados funcionam adequadamente. Esse é o cuidado a se tomar. Como ele não se ajusta automaticamente é muito importante sempre manter ajustado a folga do cabo ou do varão de acionamento do freio.



No freio dianteiro é recomendável observar o estado do cabo de acionamento, sempre mantendo a lubrificação. Caso entre água no tambor, as lonas podem acumular sujeira e gerar ruídos durante a frenagem. Isso não é um problema, mas exige atenção e com o tempo a devida manutenção.


No modelo a disco, por ser hidráulico ele se auto-ajusta, mas é preciso conferir sempre o nível de fluido do reservatório, geralmente no guidão. Muitas vezes, quando o nível baixar não será indicio de que o fluido vazou e sim que está na hora de trocar as pastilhas.

Óleo do motor
Dizer para seguir a recomendação do fabricante, não é nada mais que o correto, mas é também o que ninguém presta atenção. O ideal é trocar o óleo do motor da motocicleta a cada 3.000 km, sempre em conjunto com o respectivo filtro. Em alguns modelos de baixa cilindrada o fabricante recomenda a troca entre 1.000 km. Por isso é recomendável sempre seguir as instruções do manual do proprietário. O tipo da composição geralmente é mineral, já que boa parte das fábricas de motos evita o uso de óleos com base sintética. Lembre-se que uma vez que o óleo esteja no motor, independente da quilometragem ele deverá ser substituído em no máximo seis meses.



Motos de baixa cilindrada e baixa rotação o mais recomendado é o óleo do tipo 20W50, uma versão muito utilizada nos carros. Já as motos de maior cilindrada e também de giro mais elevado, o ideal é colocar óleo do tipo 20W40. Apenas para ilustrar, as motos de alta rotação são aquelas que andam em torno de 6 a 15 mil giros, ou seja, RPM (rotações por minuto). Com o óleo do motor de uma moto, aliás, para qualquer motor, é importante manter sempre o controle do nível de óleo, pois só assim é possível manter o correto funcionamento.

Bateria
A parte elétrica de um determinado modelo pode ser mais complexo, dotado de diversos equipamentos, mas independente disso, o que o condutor nunca deve deixar de examinar é a bateria. Ao menos uma vez a cada seis meses o nível da água da bateria deve ser verificado. Alguns indícios podem denunciar a falta de solução na bateria, como por exemplo, quando o farol enfraquece em marcha lenta e fica forte ao acelerar, ou então quando o pisca é acionado e a luz em geral pisca junto. Se isso ocorrer é sinal de a bateria está enfraquecendo e precisa urgentemente de ser completada. Ao deixar a bateria sem solução por muito tempo, de uma hora para outra o condutor pode ficar na mão.

Carenagem e suportes
Se a sua moto tiver carenagem é fundamental fazer um reaperto ao menos a cada dois meses, pois a vibração do motor tende a afrouxar os parafusos. O mesmo cuidado deve ser estendido para os suportes em geral, como por exemplo, um porta-bagagem, painel e acessórios variados.

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Dicas DE UM LADRÃO DE CARROS

PERÍODO PREFERIDO
'Prefiro furtar de manhã. É quando todo mundo está com menos cuidado com
as coisas'.

TRAVAS
'Travas segredos e alarmes são ridículos. Antigamente, alugava um carro
para estudar como funcionava. Hoje nem faço isso'.

DESMANCHE
'Nunca desmontei carro. Odeio sujar a mão. Sempre trabalhei sozinho, por
encomenda. Já entrei em Concessionária, de terno, para ver o endereço e
para onde iria o carro, ficava de campana (vigiando) e roubava.
Já roubei muito carro que o pessoal da Concessionária me entregou'.

BUSCA
'Para quem tem o carro furtado, o ideal é procurar num raio de
três quilômetros da vizinhança, pelas ruas menores, menos
movimentadas'.

DESTINO DOS CARROS
'Este negócio de Paraguai é lenda. Ninguém vai levar carro roubado para
lá.
No Paraguai, o máximo que acontece é gente que entrega a uma
pessoa, ela leva o carro até lá, vende no mercado negro e manda chave e
documento de volta para ele dar a queixa de roubo. E são poucos.. O mais
comum é o carro ir para o interior, onde não há fiscalização. Boa parte
dos carros é cortada por ferros velhos. Aqui no Rio são todos na Dutra. Mas
hoje em dia 50% das comunicações são falsas. Quase tudo é golpe na
seguradora'.

ENCOMENDAS
'Eu tinha encomenda para o resto da vida. Mas se disser quem é me
complico.
É melhor ser um preso vivo, que um morto em liberdade'.

TRÁFICO
'Esses roubos armados estão sendo feitos por pessoas que estavam no
tráfico de drogas ou em quadrilhas que, por algum motivo, foram
para o roubo de carro. Acho que foi porque a Polícia está dando em cima
nestes crimes, porque não está fácil passar carro roubado. O mercado
está concorrido'.

CARRO ROUBADO
'Já tive carro roubado. Nem procurei. Roubei outro e fiz um duble na
hora'.

CONSELHOS
'Se a pessoa não quiser ter o carro furtado, não deixe nada dentro
visível.
Na minha mente doente, sempre acho que tem dinheiro, ouro, jóia, ali.
Não equipe muito o carro, porque assim se ganha mais dinheiro. Além de
vender o carro, ainda vendo os acessórios. Não coloque em rua calma demais'.

PREÇO
'Numa Blazer do ano, paga-se R$ 10.000,00, se você vender no interior.
Se Você passar para um atravessador, fica com uns R$ 4.000,00 ou R$
5.000,00..
Quando não dá para passar, algumas pessoas fazem o golpe com a
Recuperadora.
O ladrão fica com 3,5%, o recuperador com 3,5%, a Empresa com 3%, dos
10%, que a Seguradora paga'

JUSTIÇA
'Meu crime é igual a roubar uma carteira de uma bolsa. Vou ficar preso
por um tempo, uns dois anos, mas vou sair. Infelizmente a justiça é assim'.

PROFISSIONAIS
'No Rio só existe uns dez profissionais no furto. São pessoas comuns,
que vivem disso. Hoje sou mais uma lenda, mas já furtei seis carros por
dia'.

DOM
'O furto é cara de pau. A pessoa não pode vacilar. Levo dez segundos
para entrar no carro e ninguém percebe. Tenho dom'.

DESAFIO
'Se um fabricante quiser, coloca um carro aqui no pátio (da Delegacia)
e, se eu não abrir, faço propaganda da Empresa dele, dizendo que a trava de
segurança funciona. As montadoras fazem códigos para vender carros mais
caros, mas os delas são os mais fáceis de furtar. A melhor coisa a fazer
é ter Seguro'.

AUTOCONFIANÇA
'Não existe carro que eu não roube. Motor não tem vontade própria e não
ama o dono. Se você der energia e combustível, ele vai andar'.

COMENTÁRIO
Não deveria existir bandido que não recebesse sua pena...
Mas...'se der energia e combustível, ele vai andar'. Damos essa energia,
esse combustível... Pense nisso...

UM ALERTA. PRESTE MUITA ATENÇÃO!
Algumas medidas que devem ser incorporadas no dia-a-dia:

Não anotar telefone residencial no verso de cheques, especialmente em
postos de gasolina. No caso de assalto ao posto, as informações pessoais
podem ser usadas para ameaças, especialmente contra mulheres. Anote
sempre o telefone comercial.

Não exibir currículo no carro, como: adesivo de faculdade, do condomínio
onde reside (adesivos como: Eu amo Ubatuba), da academia de
ginastica, etc. Um extorsionário deduz desses sinais a vida de pessoa e
os usa para fazer ameaças.

Evitar compras por telefone ou Internet fornecendo o número do cartão de
crédito, peça boleto bancário..

O ladrão prefere pessoas desatentas, aproveita-
se do elemento surpresa.
O objetivo do ladrão é patrimonial e não pessoal, escolhe as vitimas
pelo fator comportamental.

Jamais reagir, só em filmes dá certo.

O elemento surpresa é favorável ao bandido, que nunca está sozinho e não
tem nada a perder.

Manter distância segura do carro da frente, para poder sair numa só
manobra, sem bater. Distância segura é poder enxergar pelo menos parte do
pneu do carro da frente.

O risco de morrer em roubo de farol é absurdamente maior do que num
seqüestro. Nessa situação mantenha as mãos no volante e tente
comunicar-se, indicando claramente o que vai fazer:
· Se for tirar o cinto - Vou tirar o cinto com esta mão, posso?
· Se pedir a carteira - A carteira está no bolso de trás (ou dentro da
bolsa), posso pegar?

À noite, calcule tempo e velocidade para evitar parar num farol
vermelho.
Não há registro de assalto com carro em movimento...

DIVULGUEM, ISTO É MUITO IMPORTANTE!
Instituto de Criminalística Afrânio Peixoto - ICAP
Departamento de Polícia Técnica

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As 11 dicas – ou regras para encarar a vida - de Bill Gates

Não se sabe se são boatos da internet, mas quando foi convidado para uma palestra em uma escola secundária, Bill Gates chegou de helicóptero, tirou do bolso um papel onde tinha escrito onze itens, e em 5 minutos leu para alunos. Sendo aplaudido por 10 minutos sem parar, ele agradeceu e foi embora.

A primeira regra é categórica: “A vida não é fácil – acostume-se com isso.” Então ele ensina sobre auto-estima, com a qual só devemos nos preocupar depois de termos feito alguma coisa útil ao mundo e às pessoas.

Ganhar bem, só depois que provarmos que podemos ser competentes, não assim que saímos da escola. Professores são exigentes, chefes ainda mais. Eles não têm pena de nós.

Os trabalhos simples e temporários com cargos de pequeno porte não são tão humilhantes, antes de tudo, devem ser reconhecidos como uma oportunidade.

Nossos fracassos não devem ser atribuídos aos nossos pais, devemos assumir nossos erros. A propósito dos pais, antes de criticá-los, devemos considerar o quanto se esforçaram para manter nossas condições de vida enquanto estávamos crescendo. E depois, antes de querer mudar o mundo que eles nos deixaram, devemos organizar o nosso quarto.

Na vida existem vencedores e perdedores, o que é diferente enquanto estamos na escola. Por isso, se erramos no trabalho, somos colocados no olho da rua, o que também é diferente de quando ainda estamos estudando.

Na escola temos férias, na vida real do trabalho, não haverá descanso e siguramente ninguém nos ajudará em nossas tarefas para que descasemos.

Na televisão as pessoas se divertem em vários lugares. Na vida real, devemos deixar a diversão e ir para o trabalho. Ao fim da jornada será impossível sequer pensar em por os pés na rua.

E por último, um conselho: para sermos legais com os CDF’s. A probabilidade de sermos empregados deles no futuro é muito grande.

É um pouco difícil tentar seguir essas dicas, mas diz a sabedoria popular que o hábito faz o monge. Sobretudo é importante relê-las sempre e não esquecer: são palavras de um homem que compreendeu os problemas do seu tempo e provocou mudanças no modo de vida de toda a humanidade a partir da popularização de uma das coisas mais importantes na construção das sociedades: a democratização da informação.

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Dicas para quem quer uma tatuagem

PRIMEIRO DE TUDO PENSE BEM. UMA BOA TATUAGEM DOI, CUSTA CARO E NÃO SAI

Nomes, símbolos religiosos são perigosos pq vc pode mudar de idéia um dia e vai ter q tentar cobrir... coberturas sempre ficam grandes e escuras! Ou retirar com lazer, não sai totalmente e agride muito a pele
Confie no tatuador, veja o trabalho dele e tenha certeza de que ele vai fazer o desenho igual o esboço combinado. Profissionais não gostam de “consertar” tatuagens e cobram muuuito caro pra fazer isso.

Alguns extras sobre a tattoo:
O q nenhum tatuador fala:
* Para as meninas : Evite fazer a tatuagem no período menstrual, qualquer q seja o local escolhido vai doer muito mais
Manchas ocasionadas pelo pigmento em roupas , roupa de cama, cadeiras,sofás ou onde mais vc encostar não sai de jeito nenhum
Depois do período de cicatrização é bom reforçar o uso de hidratante pq a área tatuada fica bem ressecada por causa do pigmento
Muito provavelmente vão aparecer espinhas sobre a tatuagem devido a agressão da pele e uso da pomada! NEM PRECISO FALAR Q NÃO Ë PRA ESTOURAR NÉ?
A maioria dos tatuadores não permite o uso de pomadas anestésicas, pra ter um desenho mais definido vc precisa de uma certa tensão no local, com o anestésico vai estar muito relaxado.

O q todo tatuador recomenda:
Preparação: Não ingerir bebidas alcolicas, não consumir nenhum tipo de alucinógeno. Não ir de estomago vazio pois pode ocasionar queda de pressao
Cicatrização: o que se observa a olho nu é a vermelhidão e inchaço no local que pode durar ate + ou - 72 horas. Dor, ou aumento da sensibilidade dependerá do local tatuado e do próprio metabolismo do cliente. Pontos com mais terminações nervosas e osso dói mais... Pé e costelas por exemplo (todo mundo fala q é o pior) Pescoço não doi , mas tem q consultar o tatuador pq dependendo do tamanho e forma o desenho pode ficar deformado, fora q é péssimo ficar muito tempo sem poder se mexer

Aplicação do filme: O Número de vezes que o curativo deve ser trocado assim como a duração do período após a tatuagem para a realização do curativo varia de indivíduo para indivíduo. Tem tatuador q recomenda até uma semana, mas é muito exagero. Depende do tamanho da tatuagem e local... se for alguma parte que entra em atrito com roupas vai ter q fazer ate parar de soltar pigmento e sangrar. Eu não tenho paciência pra mais de dois dias e troco de manha e depois do banho a tarde (mas as minhas são todas pequenas)

CURATIVO
Mais importante que o curativo é a limpeza do local que deve ser feita só com água e sabonete, evitando produtos químicos (água oxigenada, etc).

Pomada:Para proteção da pele pode-se optar por pomadas mais oleosas, pois permanecerão mais tempo em contato com a pele. Eu usei BEPANTOL nas três e foi ótimo. A pomada é bom manter mesmo depois de parar com o filme ate q vc perceba q esta totalmente cicatrizada

Porque não tomar sol na tatuagem? é importante evitar coisas que piorariam a inflamação.
Isso porque os raios solares quando incidem na pele também provocam uma reação inflamatória na pele. Essa reação inflamatória vai "interferir" na tatuagem, o que a olho nu seria visto como um "borrão" nas linhas do desenho.
Quanto mais recente uma tatuagem for exposta ao sol será mais fácil será ela perder a sua nitidez.
Desde q vc proteja o local tatuado da exposição direta ao sol retocando bastante o protetor. É bom evitar totalmente so enquanto estiver cicatrizando


Posso tomar sauna, entrar no mar ou piscina? Sauna desidrata a pele. Durante os primeiros 7-15 dias deve ser evitada para não acelerar o ressecamento da epiderme (camada mais superficial da pele) que posteriormente formará a famosa "casquinha" que começa a sair na segunda semana. Essa"casquinha" protege a pele durante os primeiros dias do processo inflamatório pós tatuagem.
O banho de mar na primeira semana também deve ser evitado pelos mesmos motivos, além do risco de contaminação.
A piscina vai depender dos cuidados usados para manutenção ... Evite também se for tratada com cloro (ressecamento da pele) e as infantis ou publicas também não é legal (infecções)

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Ache o que quiser na internet

Este assunto é um dos mais importantes, pois muitas pessoas procuram algo na internet e não acham como jogos, programas, musicas dicas e etc...
Neste tutorial irei ensinar como achar essas coisas, pois se elas existem, estão na internet, basta saber onde encontrar.
O primeiro passo é saber o nome correto do que esta procurando, não se preocupe se não souber o nome correto, vá até o Google (www.google.com.br) e digite o nome como acha que é, e o Google lhe dirá na primeira linha de cima “você quis dizer...”, e ele irá dizer o nome correto, por exemplo: estou procurando o jogo do gta san andreas, mas não sei escrever corretamente e digito na janela de busca o seguinte “gta san adres”.

Quando carregar a pagina irá aparecer na primeira linha “Você quis dizer: gta san andreas”.

O seguindo passo é saber a versão ou edição do que está procurando, como por exemplo: quero o filme “Harry Potter e a pedra filosofal” ou um programa como “Nero 9.2”.
A terceira coisa é saber onde buscar, abaixo coloco os sites onde você acha:
Google- www.google.com.br
4shared-www.4shared.com
4megaupload-www.4megaupload.com
2shared-www.2shared.com
E muitos outros que você encontra no próprio Google:
Aprenda a buscar no Google:
No Google você acha geralmente tudo. Basta ter paciência e saber o que digitar. Vou dar um exemplo: eu quero o programa “Nero 9.2” (este é só um exemplo, se você quiser outra coisa em vez de digitar Nero 9.2, digite o que procura certo?)
Vá ao Google e digite: “download Nero 9.2” ou “Baixar Nero 9.2”, e pronto, vai aparecer vários sites onde você encontrará o que está buscando.

Aprenda a buscar no 2shared e 4shared:
No 4shared é bem fácil, basta digitar no campo de busca ao lado direito da tela, como por exemplo: “Nero 8” (lembre-se somente no Google você precisa digitar “baixar” ou “download” na frente do nome do que procura)

e pressione ENTER, na pagina que irá abrir você clica no nome do que buscou (em uma lista que estará abaixo)

e em seguida click em “download now”

espere o tempo que aparecer acabar,

e click em “Click here to download this file” para começar a dar download no arquivo.

Aprenda a buscar no 4megaupload:
No 4megaupload também é muito fácil, basta digitar no campo de busca o que procura, e tecle ENTER.

Na lista que irá aparecer click do lado do nome do que buscou, em download, em seguida digite o código que ira aparecer na caixa ao lado e em “download”

Na outra pagina o click em “file download”

E na próxima digite o código na caixa ao lado e click em “baixar arquivo”

na outra espere o tempo acabar e click em “download comum” pronto o download do arquivo irá começar.

Dica: cuide se os arquivos não contem nenhuma senha se conter ela pode estar no próprio nome ou ache no Google.
Lembrem-se não me responsabilizo pelos arquivos baixados.
Qualquer dúvida entre em contato pelo site www.microgigaptc.blogspot.com e deixe um recado em contatos.
Este tutorial tem direitos autorais, não podendo assim ser revendido (á não ser que tenha comprado o direito de revender) ou postado para download.

Autor: Marcelo Fernando de Souza Cruz.

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Dicas para melhorar a sua memória..

Primeiro, alimentos para a memória garantem a transmissão de informações entre células nervosas. Invista em alimentos antioxidantes.

Vitamina B12: encontrada em frutos do mar, algas, laticínios, grãos germinados, lêvedo e alface.

Vitamina B15: amêndoa do damasco, arroz, grãos germinados e lêvedo.

Vitamina C: limão, laranja, cenoura, pimenta vermelha.

Colina: gema de ovo, espinafre cru, soja germinada, lêvedo, nozes.

Selênio: lêvedo, ovo, alho, cebola.

Zinco: frutos do mar, laticínios, gérmen de trigo, lêvedo, maxixe.

Segundo, exercícios físicos para melhorar a capacidade respiratória e, conseqüentemente, o fluxo sangüíneo no cérebro.

Terceiro, reserve alguns minutos do dia para meditar. Meditação melhora a memória, a concentração, a percepção, a agilidade motora e reduz o estresse.

Quarto, jogos mentais como palavras cruzadas, sudoku, xadrez e leituras diversificadas que estimulam a capacidade mental e combatem a falta de memória.

Quinto, terapia. Fatos traumáticos armazenados no inconsciente continuam a gerar sofrimento e se manifestam em outras circunstâncias aparentemente sem importância.

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Veja 10 dicas de fotografia digital

Fotografar é mais do que apertar o botão. Veja 10 dicas superpráticas para melhorar suas fotografias.

1 - Enquadramento
Não coloque sempre o objeto principal no centro. Deslocá-lo pode fazer diferença e deixar a imagem mais interessante.

2 - Flash desnecessário
O flash nem sempre é necessário. Se o objeto estiver longe ele será inútil. Em shows a luz do palco já é suficiente.

3 - Flash necessário
O flash é necessário não só no escuro, mas também na contra luz.

4 - Cuidado com o fundo
As cores e os objetos do fundo são importantes. Se forem muito fortes podem desviar a atenção do objeto principal.

5 - Retratos
Em retratos você deve se aproximar. Vale até cortar um pedaço da cabeça se você quiser mostrar os olhos ou os cílios por exemplo.

6 - Olhe nos olhos
Tire as fotos na altura dos olhos da pessoa.

7 - Fotos verticais
Se o foco tiver mais linha vericais, como uma escada por exemplo, vire a câmera.

8 - Aproveite a luz
A luz mais bonita é a do sol. Aproveite-a. Procure sempre deixa-la às suas costas. Um passo ao lado faz diferença. A luz de dias nublados é excelente para retratos. Ela realça cores e suaviza contornos.

9 - Cor
A maioria das câmeras vem com controle de cor. Ele assegura que o branco seja realmente branco sob uma determinada luz. Experimente bastante o controle de cor até acertar o melhor para o caso que você quer.

10 - Experimente
O segredo está na tentativa e erro. Experimente. Leia o manual da sua câmera para saber seus recursos e experimente tudo. O mais importante é dominar a luz e a sua câmera.

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Dicas domésticas

Aí vão algumas dicas para se combater os insetos que incomodam nosso lar:

1) MOSCAS – Para prevenir a proliferação de moscas, é preciso tomar as seguintes cautelas:
a) Sempre mantenha os seus alimentos guardados em recipientes fechados. Nunca deixe restos de alimentos, fezes de animais e qualquer tipo de lixo a céu aberto, ou em recipientes inadequados. É preciso limpar diariamente os locais de refeição/preparo de alimentos;
b) Desobstruir valas que retenham resíduos orgânicos que atraiam as moscas.

Como medidas para tentar solucionar o problemas com as moscas siga esses passos:
a) Corte limões e espete cravos neles, e espalhe por todo o ambiente;
b) Um galho de arruda no ambiente afugente as moscas;
c) Pulverizar o ambiente com 20g de bórax e 1 L d’água;
d) Passar um pano úmido com água sanitária na mesa/pia;
e) Misturar pimenta-do-reino com vinagre/leite num recipiente e colocar no local desejado.

Como dicas ecológicas, você também pode colocar telas protetoras nas janelas. Uma outra dica ecologicamente correta é uma fina camada de mel colocada sobre um papel amarelo, deixado num local adequado.

2) ARANHAS – Algumas dicas preventivas são as seguinte:
a) Manter ambientes internos e externos limpos;
b) Sempre sacudir roupas/lençóis antes de utilizá-los;
c) Manter a casa livre de paredes sem reboco e forros bem cuidados.

3) BARATAS – Várias dicas preventivas para combater às baratas:
a) Manter alimentos guardados em recipientes fechados. Nunca guarde alimentos em caixas de papelão/madeira;
b) Manter ambientes limpos de resíduos de alimentos (inclusive aquele lanche na sala/quarto);
c) Usar silicone para vedar frestas e fendas em armários;
d) Lavar quinzenalmente os recipientes que recebem o lixo, as caixas de gordura, mantendo-a bem vedada, e os ralos de cozinha/banheiro/área de serviço (desinfetá-los com creolina);
f) Limpar diariamente debaixo da geladeira/fogão;
g) Colocar borrachas de vedação na parte inferior externa das portas;
h) Verifique as possíveis entradas para a casa, como os canos de água pluviais e a vizinhança;
i) Limpar quinzenalmente quadros, quartos e painéis;
j) Destruir ootecas (ovos de baratas);

Algumas receitas também combatem as baratas:
a) Em um recipiente descartável, coloque 100g de ácido bórico (farmácia), 1 cebola bem picadinha e 1 colher de sopa de farinha de trigo. Misture bem, faça bolinhos e espalhe pela casa;
b) Misture partes iguais de açúcar e gesso. Coloque em tampinhas vazias dentro de armários/móveis;
c) Misture cebola ralada, ácido bórico e queijo ralado. Ponha-os em pratinhos embaixo de móveis;
d) Coloque ácido bórico com cerveja, e ponha-os no solo;

4) RATOS – Algumas prevenções e ações que tomamos para combater os ratos:
a) Deixar os ambientes internos/externos sempre limpos e arejados, eliminando também objetos em desuso ou inúteis;
b) Deixar a grama ou vegetação sempre cortada;
c) Manter o lixo recolhido em recipientes/locais adequados;
d) O extermínio de ratos é feito onde existam vestígios de sua presença. Geralmente eles não caem logo na primeira vez;

Algumas receitas com combate aos ratos são:
a) Uma parte de gesso em pó e 3 partes de farinha trigo. Adicione raspas de queijo (pode ser de peixe etc.) Coloque água nas imediações da mistura;
b) Misture 25g de carbonato de bário, 30g de farinha de trigo/milho e água. Faça bolinhos e coloque nos caminhos por onde eles passam;
c) Banana amassada recheada com cimento.

5) TRAÇAS – Geralmente, as traças são combatidas com boa limpeza de livros, armários e ambientes que proporcionam a proliferação destas. Alguns toques para combater as traças são o uso de naftalina, ramo de louro (a planta), feixes de salsa, tomilho, alfazema e hortelã; além disso, bolas de naftalina junto ao lixo eliminam o mau cheiro e afastam os insetos.

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Dicas em Marketing

O marketing clássico se baseia em quatro pilares básicos : Produto, Preço, Promoção e Praça ( 4 P´s) , porém hoje se sabe que há muitas outros fatores que definem a fidelização de um cliente, por isso há que se acrescentar um quinto P que se relaciona a Pessoas.

As pessoas que atendem o cliente irão permitir a integração ou não do cliente com o produto vendido.

Se o cliente é mau atendido ou não se fornece as informações solicitadas ele certamente não ficará satisfeito com o serviço e além de não voltar ainda fará um marketing negativo da empresa ( por pesquisa se sabe que o cliente satisfeito comunica sua satisfação a até 3 pessoas, enquanto que o insatisfeito em média comunica esta satisfação a pelo menos 10 pessoas).

No caso do webmarketing há ainda que se considerar a idoneidade da empresa em que se deseja investir, por isso é imprescindível que as empresas forneçam todas as informações jurídicas e fiscais necessárias como CNPJ, CNAE, parecer jurídico quanto a legalidade do seu negócio, arquivo do contrato explicitado de forma clara.

Envio de e-mails com sistema opt-in ( pede a permissão do usuário para envio de e-mails) e sistema opt-out ( permite a saída do usuário sempre que solicitada), estes dois sistemas tem por garantia oferecer privacidade ao usuário evitando o SPAM. Lembrem-se que o SPAM além de ilegal acaba criando uma imagem extremamente negativa da empresa em questão.

Pensando em juntar o marketing de fidelização a facilidade da internet sempre com respeito a seus usuários, associados e cleintes é que a Investworking criou um sistema de marketing revolucionário - o Investcard.

Através deste cartão de fidelização é possível obter ganhos ao indicar novos associados, clientes ou ao consumir em lojas credenciadas.

É importante frisar que não é necessário consumir produtos específicos , apenas manter o seu consumo normal ( combustível, farmácia, supermercado, etc) em estabelecimentos credenciados.

Este sistema tem se mostrado extremamente promissor na medida em que reverte para o consumidor ganhos derivados do seu próprio consumo de uma forma ética e transparente.

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Dez dicas para ser aprovado em provas e concursos

1- Focar ativamente a atenção no conteúdo que você quer aprender é a dica. Assim, todas as informações importantes passam da sua memória de curto prazo para a de longo prazo. Procure locais sem agentes distratores.

2- As pesquisas mostram que o estudo através de algumas sessões te proporciona o tempo necessário que você vai precisar para processar adequadamente a informação. Alunos que estudam com regularidade a matéria, se lembram muito melhor dela o que os que estudam tudo em verdadeiras maratonas , em um só dia.

3- Os pesquisadores mostram que a informação é organizada em departamentos (clusters). Tente agrupar conceitos e termos similares e conteúdos que tenham relação entre si. Listar seus títulos também ajuda.

4- Irão te ajudar a lembrar informações ou segmentos específicos. Você pode associar um termo a ser lembrado com um item que você tenha familiaridade. Rima, música, anedota, imagem e novidades são algumas estratégias mnemônicas usadas com sucesso.

5- Para fixar a memória, você precisa decodificar o conteúdo do estudo dentro da sua memória de longo prazo. Os ensaios elaborados são a melhor maneira de você fazer isso. Assim: você lê a definição do termo-chave, estuda a definição do termo e depois leia uma descrição mais detalhada do significado do termo-chave. Após repetir esse processo algumas vezes, a sua memória vai ficar tinindo ...

6- Quando você estiver estudando conteúdos não familiares, tire um tempo para pensar sobre como essa informação está relacionada a assuntos que você já conhece e sabe. Estabelecendo relações entre novas idéias e memórias previamente existentes, você pode aumentar dramaticamente a probabilidade de se lembrar de conteúdos recentemente estocados.

7- Preste atenção a fotos, esquemas, tabelas e gráficos no texto que você está estudando. Você pode criar as suas próprias visualizações mentais. Desenhe tabelas ou figuras nas margens de suas anotações e use canetas marca-textos de cores diferentes. Cada cor para um determinado conteúdo.

8- Ler textos em voz alta aumenta significativamente a memória para aquele conteúdo. Psicólogos e educadores afirmam que ter alunos realmente gera o ensinamento de novos conceitos a outras pessoas e aumenta o entendimento e a memória. Pratique com amigos ou colegas de estudo.

9- Você já reparou como as vezes é bem mais fácil lembrar de informações que estão no início ou no final de um capítulo? Pesquisadores descobriram que a posição da informação pode fazer a diferença na memorização. É o que se chama de Efeito de posição em série. Enquanto se lembrar de conteúdos que estão no meio de um texto pode ser mais difícil, você pode superar esse problema através de ensaiar ou reestruturar essa parte mais difícil, fazendo com que ela se torne mais fácil de ser lembrada. Sempre que você se deparar com partes difíceis, devote um tempo extra para memorizar esse conteúdo.

10- Outra grande estratégia para alavancar a sua memória é mudar a sua rotina de estudo ocasionalmente. Mude o lugar de estudo, o período do dia, tente usar alguns minutos de cada manhã para fazer uma revisão da matéria que você estudou no dia anterior. Acrescentando uma novidade à sua sessão de estudo, você incrementa a eficácia de seu empenho de modo significativo, bem como a sua memória de longo prazo.

Torne-se um vencedor de seus próprios propósitos!

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Dicas de Informatica.

01 - Menu Iniciar mais rápido: É possível fazer com que o Menu Iniciar do Windows XP exiba seus itens mais rapidamente. Para isso, acesse Iniciar / Executar, digite regedit e vá em HKEY_CURRENT_USER / Control Panel / Desktop. Selecione MenuShowDelay na lista da direita e clique com o botão direito do mouse em cima. Agora, escolha Modificar e mude o valor para 0 (zero). Após o computador inicializar, o menu Iniciar estará mais rápido.

02 - Como instalar o teclado ABNT2 no Windows XP: No Windows XP a configuração do idioma e do tipo de teclado não é feita através do ícone de teclado. Para fazer isso, vá ao Painel de Controle / Opções regionais e de idioma / Idiomas / Detalhes / Adicionar, escolha Português (Brasil) e Português (Brasil - ABNT2) nas opções e clique em OK.

03 - Desabilite os balões de aviso do Windows XP:
Se você deseja desabilitar aqueles "balões de aviso" que aparecem sempre que o Windows executa alguma função específica, faça o seguinte: vá em Iniciar / Executar, digite regedit e vá na chave HKEY_CURRENT_USER / Software / Microsoft / Windows / CurrentVersion / Explorer / Advanced. Clique no menu Editar, vá em Novo / Valor DWORD, digite EnableBalloonTips e pressione Enter em seu teclado. Se já houver essa variável ali, altere o seu valor para 0 (zero). Reinicie o computador e os balões não serão mais exibidos pelo sistema.

04 - Entrando diretamente no Windows: Caso somente você esteja usando o computador e, por isso, o login não é necessário, você pode desabilitá-lo. Para isso, vá em Iniciar / Executar, digite control userpasswords2 e clique em OK. Na guia Usuários, desative o item Os usuários devem entrar com um nome e senha para usar este computador e clique em Aplicar. Quando o sistema pedir um nome de usuário e uma senha, informe o usuário padrão e digite uma senha (não deixe este campo em branco!). Após isso, pressione OK, vá em Iniciar / Configurações Painel de Controle / Contas de Usuário, clique em Alterar o modo como usuários fazem logon ou logoff e desative os itens Use a tela de boas-vindas e Use a Troca Rápida de Usuário. Com isso, o Windows carregará mais rápido e não será necessário passar pela tela de login.

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Dicas automotivas - Uso correto dos faróis

Os veículos são dotados de sistemas de iluminação, com a finalidade de proporcionar a percepção do veículo à longa distância, quando estamos em rodovias, mas também a interpretação de seu posicionamento quando estamos em dias chuvosos, à noite ou no entardecer.

Um dos países que apresentavam índices elevadíssimos de acidentes de trânsito, era a Suécia.

Para solucionar o problema, foram adotadas medidas preventivas e uma das mais curiosas foi a obrigatoriedade do uso dos faróis baixos mesmo no período diurno.

Os índices reduziram drasticamente, mas pode ser esclarecida esta questão, porque a Suécia tem problemas sérios com o nevoeiro sobre suas cidades.

Mas um número significativo de motoristas deixam de fazer uso dos faróis da maneira correta, por absoluto desconhecimento de causa.

Para se ter idéia, muitos confundem a lanterna, também denominada luz de posição, ou luz de estacionamento, com o farol baixo.

A lanterna tem finalidade de se conferir o posicionamento do veículo em condições extremas de ausência de luminosidade.

Os faróis tem a função de iluminar a pista de passagem enquanto que o farol alto, permite a visão de uma extensão maior e só pode ser utilizado quando não houver outros motoristas no sentido oposto, ou à sua frente.

Outra função importante do uso dos faróis baixos, é a capacidade de permitir a antecipação aos motoristas que estiverem próximos de cruzar o mesmo local, mesma esquina, ou mesmo cruzamento de pistas.

Isso porque quando o motorista liga os faróis, a pista à sua frente é iluminada e os motoristas que estiverem se aproximando perceberão o seu movimento evitando assim uma possível colisão.

A falta do uso correto dos faróis é tão expressiva em diversas cidades brasileiras, que metrópoles como a Grande São Paulo, registram aumento de 15% no número de acidentes de trânsito, mesmo existindo um número 65 % menor de veículos nas vias públicas no período noturno.

Grande parte ocorre por ausência, mau uso, ou falhas nas iluminações.

É significativo o número de motoristas que deixam de fazer uso das lanternas (estou dizendo lanternas e não faróis), nas rodovias. Isso mesmo, muitos deixam de ligar as lanternas para trafegar pelas rodovias.

Não sei o que ocorre, nem por qual motivo deixam de ser sequer multados ou advertidos pelos policiais rodoviários.

Mas o problema é ainda maior quando esta negligência ocorre por parte de motoqueiros.

Eu já fui surpreendido diversas vezes em dias chuvosos, sem muita visibilidade, com motoqueiros cruzando os veículos sem nenhuma luz acesa, seja na traseira, seja na dianteira.

Os índices elevadíssimos de morte de motoqueiros no Brasil, pode ser interpretado parcialmente por mais este motivo.

Para entender um pouco tudo isso, os motoristas deveriam fazer com certa regularidade, uma revisão nos faróis, principalmente na questão da regulagem de altura.

Quando se pretende viajar, a questão da regulagem deve ser melhor atendida, isso porque quando se coloca uma quantidade significativa de peso no veículo, em geral no porta-malas, o veículo tende a "empinar" fazendo com que o ângulo de inclinação confira a elevação dos focos de luminosidade dos faróis.

Outra questão e que é motivo constante de reclamações por parte dos motoristas, é pelo fato de que mesmo os faróis baixos venham a incomodar quando em tráfego pelas vias públicas. Isso se deve ao fato de que quando utilizamos os faróis baixos, o foco de iluminação será da altura do pára-choque para baixo.

No entanto, quando se está em uma elevação, este foco será literalmente no olho do motorista que estiver no sentido oposto e na subida.

Não há o que fazer nesta situação à não ser enfrentar o problema.

Muitos se manifestam com medidas que são supostamente "educadas", desligando os faróis baixos deixando somente as lanternas. Mas isso é uma infração de trânsito, pois os faróis devem ser acionados e permanecer ligados enquanto o veículo estiver em funcionamento e em movimento.

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Dicas automotivas - Limpador de pára-brisa

Automóveis, caminhonetes, caminhões bem como todo e qualquer veículo motorizado que trafega pelas vias urbanas estão sujeitos à impregnação das impurezas emitidas pelo cano do escapamento.

Estas impurezas estão repletas de carbono mas muitas vezes estão acrescidas de oleosidade do motor.

Isso porque muitos motores estão gastos, com certa folga entre os pistões e o bloco, fazendo com que parte do óleo do motor venha a ser queimado na combustão e seja expelido pelo escapamento do veículo.

Este óleo ao se impregnar nos veículos que estão atrás acabam formando uma película no pára-brisa dos veículos.

Deste modo, quando estamos dirigindo nossos carros em dias chuvosos, a oleosidade fará com que as gotas da chuva formem milhares de gotículas.

Estas gotículas não conseguem escorrer por causa da oleosidade, ainda que se consiga limpar ou que se faça uso de panos para tentar limpar o vidro na sua parte externa.

As gotículas formadas no pára-brisa farão com que a luminosidade impeça a visualização à frente do veículo.

O uso do limpador de pára-brisa ao longo do tempo, acaba por desgastar a borracha das palhetas causando seus danos e extrema rigidez, chegando a ficar até quebradiça em muitas vezes.

Quando se está em dificuldades com a quebra do motor do limpador, ou qualquer avaria que impeça o seu devido funcinamento, o motorista pode fazer uso de um artifício comum para conseguir dirigibilidade.

Basta que na situação chuvosa o motorista consiga pelo menos dois cigarros.
Abra o cigarro na parte externa e molhada do vidro e esfregue o fumo no vidro, deixando que a água da chuva caia e remova os fragmentos do fumo.

Ao entrar no veículo se perceberá a diferença, o fumo removeu a oleosidade do vidro e deste modo a água passa a escorrer pelo vidro proporcionando visibilidade.

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