terça-feira, 31 de maio de 2011

Ortodontia: APARELHOS ORTODÔNTICOS




INTRODUÇÃO

Dentes alinhados e nivelados suportados por uma gengiva saudável influem muito na aparência do indivíduo, interferindo diretamente em sua auto estima. O tratamento ortodôntico pode ser feito em pacientes de todas as idades, desde que seja respeitado os limites biológicos de cada um.
A primeira característica a ser lembrada é a avaliação do fator idade associado ao tipo de maloclusão; cada paciente responde de maneira diferente ao tratamento ortodôntico.
Os problemas de maloclusão podem ser hereditários (dentes apinhados ou separados demais, falta ou excesso de dentes, etc...) ou adquiridos (hábito de chupar dedo, posicionamento incorreto da língua, respiração deficiente, perda precoce de dentes, etc...). Algumas más-oclusões devem ser tratadas o mais cedo possível, afim de impedir que os danos causados sejam maiores.
A Ortodontia melhora a oclusão promovendo uma melhor distribuição das forças exercidas sobre os dentes, protegendo-os dos traumas que podem causar em seu periodonto (gengiva, osso e ligamentos).
Qualquer que seja o tipo de tratamento escolhido, o paciente precisa estar motivado para iniciá-lo; entender o problema e quais são os objetivos do tratamento, ajuda muito na colaboração.
O tratamento ortodôntico pode ser feito em duas fases: a primeira ocorre antes da completa erupção dos dentes permanentes, através do uso de aparelhos ortodônticos removíveis(atuando em nível dentário) ou ortopédicos (estabelece um correto relacionamento entre bases ósseas, maxila e mandíbula).
Na segunda fase, normalmente o paciente utiliza um aparelho fixo, que proporciona um melhor alinhamento e nivelamento. Com o uso de aparelhos fixos um melhor engrenamento entre os dentes superiores e inferiores é obtido, restabelecendo uma oclusão equilibrada.

APARELHOS ORTODÔNTICOS REMOVÍVEIS

Os aparelhos ortodônticos removíveis, como o próprio nome diz, podem ser retirados pelo paciente.
Estes tipos de aparelho promovem a movimentação dentária, melhorando o posicionamento dos dentes no sentido ântero-posterior, horizontal e vertical. Na maioria das vezes, esta é uma etapa inicial, facilitando a próxima fase com o uso dos aparelhos fixos.

APARELHOS ORTODÔNTICOS FIXOS

O aparelho ortodôntico fixo é composto por braquetes (colados aos dentes por um material adesivo) e arcos metálicos.

Os aparelhos fixos são muito eficientes para movimentações dentárias, alinhando, nivelando e engrenando os dentes. Um tratamento com aparelho otodôntico fixo dura em média 24 a 30 meses, dependendo da reação individual do organismo do paciente. Alguns casos mais complexos, ou no caso de respostas biológicas individuais lentas ou desfavoráveis, é comum se estender.
Uma certa sensibilidade é normal principalmente na fase de colocação do aparelho; como também, um certo desconforto 24 a 48 horas após o ajuste praticado pelo Ortodontista .

APARELHOS ORTODÔNTICOS ESTÉTICOS

Hoje em dia existem aparelhos como os de cerâmica em que as peças de suporte (braquetes) se confundem com a coloração do dente, entretanto, estes aparelhos apresentam duas desvantagens. A primeira é que, devido ao atrito da cerâmica com o fio de aço, estes aparelhos são menos eficientes e podem estender a duração do tratamento. A segunda desvantagem é que, tem um custo bem maior que os aparelhos fixos de aço convencionais.

DICAS PARA QUEM USA APARELHOS FIXOS:

* Usar o fio dental e escovar os dentes após todas as refeições, evitando futuras manchas e cáries. No mercado, existe vários tipos de escovas ortodônticas e passa-fios que ajudarão no uso do fio dental.
* Não comer alimentos duros nem pegajosos como: balas, chicletes, amendoim, pipoca; bem como colocar lápis e caneta na boca, evitando assim quebra de seu aparelho.
* Se alguma peça do aparelho estiver machucando, utilizar a cera que é dada pelo Ortodontista e agendar um retorno à clínica.
* Se estiver sentindo dores nos dentes após as ativações do aparelho, tomar um analgésico de costume para aliviar a dor.

TRATAMENTO ORTODÔNTICO EM ADULTO

O processo de tratamento no adulto é similar ao adolescente, com pequenas diferenças:
* Adultos são mais susceptíveis a problemas periodontais (é necessário cuidado rigoroso com a higiene).
* Nos adultos, ausência de dentes, coroas ou próteses, podem afetar o engrenamento dental.
* Os dentes do adulto tem maior tendência a retornar a sua posição original, necessitando um período maior de contenção.
* Aparelhos ortopédicos não são efetivos na fase adulta, uma vez que não podemos contar com o crescimento.
* A integração entre ortodontista, periodontista, reabilitadores orais e cirurgião buco-maxilo-facial é muito importante para um bom resultado final.

Fonte: JP Odonto

A JP Odonto desenvolveu um plano exclusivo para você que precisa usar aparelho.

O plano MASTER que possui as seguintes características:

Tratamento ortodôntico com aparelho removível incluso;
Tratamento ortodôntico com aparelho fixo metálico incluso;
Manutenções mensais inclusas;
E dois grandes diferenciais: Tratamento ortodôntico com aparelho fixo estético coberto e tratamento clínico incluso.

ATENDIMENTO DE IMEDIATO(SEM CARÊNCIA)


VALOR MENSAL : R$ 60,00

Central de Atendimento:
(11) 2779-7262 (11) 4975-5504

Clareamento Dental



Vamos tratar de um assunto que, com certeza, você já ouviu falar e teve alguma dúvida a respeito: o clareamento dental. Quem não deseja ter os dentes claros e brilhantes? Com certeza nossa auto-estima aumenta bastante e temos mais motivos para mostrar nosso sorriso quando temos nossos dentes claros, não é mesmo?

Bem, hoje em dia, existem duas maneiras distintas (ou a combinação delas) de se clarear os dentes: o método caseiro e aquele realizado no consultório. Ambos funcionam sob o mesmo princípio: a substância clareadora é um superóxido, que libera uma grande quantidade de oxigênio. Este oxigênio “quebra” as moléculas de corante, promovendo sua eliminação. Vamos detalhar o funcionamento de cada um dos sistemas para que você possa entender as diferenças entre eles.

No clareamento caseiro, fazemos uma moldagem dos seus dentes e, sobre o modelo de gesso obtido, construiremos uma moldeira (é como se fosse uma “capa” para os dentes) de silicone ou acetato. Você leva essa moldeira para casa, juntamente com o gel clareador, que pode ser peróxido de carbamida 10%, peróxido de carbamida 16%, ou ainda, peróxido de hidrogênio 6%.


Antes de dormir, após a higiene dental, o gel será colocado na moldeira, que será então encaixada nos dentes. A substância atuará, portanto durante o seu sono. Existe uma opção em que o clareamento pode ser feito durante o dia, com duração de aproximadamente 1 hora. Neste caso, a concentração do gel é um pouco maior. O tratamento dura, em média, 3 semanas, mas você notará o clareamento já nos primeiros dias. Apesar de ser “caseiro”, você ainda deverá nos visitar semanalmente, para supervisionarmos todo o processo.

Não esqueça de fazer a higienização bucal, tanto antes quanto depois de usar as moldeiras. Durante o período de tratamento, deve-se evitar alimentos com corantes (por exemplo: café, chá, refrigerantes, balas, beterraba, vinho, cigarro…).

O clareamento feito no consultório é mais rápido. Na grande maioria das vezes o processo é feito em uma ou duas sessões apenas. Neste caso, usamos um gel bem mais forte, geralmente peróxido de hidrogênio 35% (quase 7 vezes mais forte que o caseiro!!).

Para não lesionar sua gengiva, montamos uma barreira gengival. Toda a placa bacteriana é removida antes do proce sso. A reação de liberação do oxigênio é catalisada (acelerada) pelo Laser. A velocidade deste tipo de clareamento, então, é explicada, pois não há interferência da placa bacteriana nem da saliva, o gel é mais concentrado e a reação química é acelerada pelo Laser. Por se tratar de um processo mais elaborado, com resultados mais rápidos, o preço deste tipo de tratamento costuma ser, em média, o dobro do tratamento caseiro.



Os dois métodos apresentam como efeito indesejável o aumento da sensibilidade dental. Mas isso ocorre somente durante o tratamento: em torno de 20 dias no caso do clareamento e 24 horas no clareamento a Laser. Os dentes voltam ao normal depois. Para diminuir este sintoma, é indicado o bochecho com flúor. Não esqueça: é muito importante que você não ingira alimentos ou bebidas com corantes (café, coca-cola…) durante o tratamento.

Podemos garantir que seus dentes irão clarear… Só não podemos dizer quanto. Isso varia muito de paciente para paciente. Mas tiramos fotos no início e no final do clareamento, para você comparar. Para clarear os dentes, é necessário que não haja cárie nem doença periodontal, e idade mínima de 15 anos. O clareamento não afeta a estrutura do esmalte dental, portanto, não danifica os dentes. Evita-se realizar o procedimento em gestantes e lactantes. A durabilidade do clareamento, vai depender muito da sua alimentação. Em geral, uma manutenção pode ser necessária a cada um ou dois anos.

Clarear os dentes é um procedimento odontológico e deve ser feito sempre sob supervisão profissional. Não arrisque a saúde dos seus dentes e gengiva utilizando “kits” vendidos em qualquer mercado: isso pode desgastar o esmalte dos dentes e até causar queimaduras em sua gengiva.
Perguntas mais frequentes sobre clareamento dental

Meus dentes podem ser clareados?
Sim. Qualquer pessoa pode ter seus dentes clareados, desde que eles estejam íntegros, sem muitas restaurações.

Como funciona o clareamento dental?
As moléculas do gel oxidante (liberadores de oxigênio) penetram na intimidade do esmalte e da dentina, liberando oxigênio que, por sua vez, “quebra” as moléculas dos pigmentos causadores das manchas.

Como posso clarear meus dentes?
Os dentes podem ser clareados através de gel ou produtos oxidantes (liberadores de oxigênio) de duas maneiras: 1. No consultório: o dentista isola os dentes (com um lençol de borracha) para proteger a gengiva e aplica um agente oxidante forte. 2. Em casa (doméstico): o paciente, sob a orientação do dentista, leva um gel oxidante fraco, para usar diariamente em casa.

Posso fazer sozinho ou preciso ir ao dentista?
Não se recomenda clarear os dentes sem orientação profissional. Seja no consultório, seja em casa, sempre deve haver monitoramento do dentista.

Os produtos usados no clareamento são seguros à saúde geral?
Sim. Como outros produtos e medicamentos usados na Medicina e Odontologia, se usados corretamente, conforme orientação, não promovem nenhum prejuízo à saúde geral.

A mídia divulgou que o clareamento doméstico poderia potencializar o aparecimento do câncer. É verdade?
Essa informação não tem fundamento. Tanto que a FDA (Food and Drug Administration) e a ADA (American Dental Association) aprovam o uso de peróxidos em cremes dentais, que são usados indiscriminadamente pela população. Essas entidades também não desaprovam o uso de clareadores dentais, desde que supervisionado por dentistas.

Eles provocam danos à gengiva?
Não, desde que o paciente faça tratamento supervisionado e não use produtos vendidos pela tv ou em supermercados. O dentista confecciona uma moldeira individualizada que cobrirá somente a superfície dental, evitando, assim, que o agente clareador tenha contato direto e contínuo com a gengiva. Qualquer lesão e sensibilidade devem ser imediatamente comunicadas ao dentista.

O dente clareado fica enfraquecido?
Não. A estrutura dental não é afetada.

O clareamento altera as restaurações já existentes?
Não. Mas o paciente precisa saber que talvez tenha de trocar ou retocar as restaurações antigas: uma vez que as restaurações não sofrem ação dos clareadores, parecerão mais escuras frente aos dentes clareados, causando desarmonia estética.

Posso fazer clareamento em qualquer idade?
Sim. Não há contra-indicação específica quanto à idade. A partir dos 15 anos, é aceitável.

Durante o clareamento, o que não devo fazer?
1. Fumar durante o tratamento. 2.Tomar café, chá, refrigerantes à base de cola em excesso. 3.Faltar aos controles marcados pelo dentista. 4.Emprestar o produto para outras pessoas. 5.Deixar de seguir à risca as orientações do dentista. 6.Deixar de informar sobre possíveis efeitos adversos.

Quanto tempo dura o tratamento doméstico?
Dura de 2 a 3 semanas, usando-se durante todos os dias por pelo menos 6 horas ao dia. Pode haver variações a depender do grau de escurecimento e de quanto se deseja clarear.

O dente clareado pode escurecer novamente?
Sim. Mas nunca como era antes. Após 1 a 2 anos, pode haver a necessidade de uma manutenção, que é feita em 2 ou 3 noites.

Fonte: JP Odonto

Esqueça tudo o que você conhecia sobre tratamento dentário!
Plano Familiar(você + 4 pessoas) R$ 37,70 (R$ 7,50 p/pessoa Cobertura Total)

ATENDIMENTO IMEDIATO(SEM CARÊNCIA)

Central de Atendimento:
(11) 2779-7262 (11) 4975-5504