sexta-feira, 27 de agosto de 2010

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Saiba sobre combustíveis e óleos

Você sabia?
Que no Brasil todo o refino de petróleo é feito pela Petrobrás, exceto por 2 refinarias que não são propriedade dela, e que Ipiranga, Repsol, Distribuidora BR, Shell e Esso são apenas distribuidoras dos produtos do refino da Petrobrás? Dessa forma, todo combustível e óleo que compramos em postos de qq bandeira são na origem o mesmo produto, sendo diferenciados somente pelos aditivos que recebem.

Gasolina
Existem 4 tipos de gasolina: A, C, aditivada e de alta octanagem.

A: É a gasolina pura, de 84 octanas (os valores de octanagem citados são todos aproximados).

C: É a gasolina que vende no posto. Na hora que o caminhão tanque sai do depósito para ir ao posto, é enchido com 75% de gasolina A e 25% de álcool anidro, obtendo-se a gasolina C. A gasolina C tem, por convenção do governo, Petrobrás e montadoras, 88 octanas. Ela recebe esse aditivo de álcool para atingir a octanagem desejada, pois o álcool tem uma octanagem muito maior que a da gasolina. Outras opções para aumento de octanagem não usadas no Brasil são a adição de chumbo, um certo tipo de éter ou naftalina. No Brasil o chumbo foi abolido pois é mais poluente e ataca o catalisador do carro. Nos esteites existe a opção de gasolina com ou sem chumbo ainda (leaded e unleaded).

Gasolina aditivada: É gas. C com aditivos que visam a limpeza do motor. A gasolina é gordurosa, e tende a deixar marcas por onde passa. A aditivada possui detergentes que removem esses resíduos. A gasolina aditivada é boa? É claro que sim! (Isso até eu já sabia).

Mitos da aditivada:
Mito 1: Usar faz mal. Certos vendedores de carro falam, ao nos venderem um carro: "ó, dotor, não usa aditivada não viu." Mas no manual de qq carro, manda usar gasolina aditivada. E aí? A questão é que um carro, em uns 2 ou 3 anos de uso, pode acumular no motor muita sujeira. E ao usar um tanque cheio de aditivada, toda essa craca acumulada pode ser desprendida de uma vez só, entupindo tudo. E qual é a solução? Passar gradativamente a usar a aditivada. Por exemplo, 5 litros num tanque cheio hoje, 10 litros no próximo, até usar somente a gas. aditivada. Isso para um carro. Para o tanque da sua moto, que varia de 10 a 20 litros, coloque menos litros por vez.

Mito 2: Custo. Aditivada é mais caro? Vamos calcular quanto sai a diferença entre a gas. C e a aditivada. O preço por litro é R$ 0,10 de diferença. Supomos que vc coloca 30 litros por semana no seu carro. Por semana, são R$ 3,00 a mais pelo uso da aditivada. Por mês, R$ 12,00. Por ano, R$ 144,00. Então vc perdeu R$ 144,00 por ano em usar a aditivada. Mas uma limpeza de bicos injetores ou carburador pode custar quanto? R$ 200,00? Então, a aditivada acabou saindo mais barato.

Mito 3: Aditivos de motor. Um zé mané vai no posto e compra um aditivo de motor, daqueles que "Limpa e evita a formação de impurezas, vernizes e borras provenientes da combustão". Paga R$ 12,00. Bota o negócio no tanque, todo feliz pq o motor vai ficar limpo. Mas o mané não se tocou que pagou R$ 12,00 pelo aditivo, enquanto poderia ter pago R$ 3,00 pela diferença para a gasolina aditivada.

Você sabia?
Que 3 países, Brasil, Congo e mais um terceiro que não lembro o nome, são os únicos do mundo onde ainda se tem a opção de comum e aditivada? Quem em todo o resto, inclusive na Argentia, não existe gasolina comum, somente aditivada?

Gasolina de alta octanagem: Sai do refino já com 88 octanas. O refino dela é mais caro, para produzir uma gasolina já com 88 octanas. Recebe ainda mais 25% de álcool anidro para ficar com 92 ou 94 octanas, se não me engano. É a mesma coisa que acontece quando vc coloca naftalina no tanque: Aumento de octanagem. Mas esse aumento somente é benéfico em motores de alta taxa de compressão, de 10:1 pra mais. Em motores com taxa baixa, por exemplo, 8:1, não há ganho com a octanagem extra.

ÓLEOS lubrificantes, sintéticos e minerais

A origem: O mineral é um nível da mistura separada do petróleo que é recolhida. O sintético é uma molécula especial que é selecionada em laboratório e clonada.

A qualidade: O sintético é, via de regra, superior em performance do que o mineral. Mas certos mitos, como por exemplo, "o Fiat Marea só pode usar óleo sintético" são inválidos. Cada veículo tem uma especificação de óleo. Veja abaixo.

A durabilidade: A gasolina e o óleo mineral são originados do petróleo, que é um composto formado a partir de matéria orgânica. Consequentemente, a gas. e o óleo têm validade.

O óleo tem sua validade contada a partir da abertura da embalagem.

Como funciona? No manual de cada veículo vem escrito uma kilometragem ou uma idade para a troca do óleo. Ou em alguns, só a kilometragem. Porém, se vc usa óleo mineral, ele deve ser trocado no período de tempo certo, mesmo que não tenha sido atingida a kilometragem e mesmo que no manual do veículo não seja indicada a necessidade de trocar o óleo mineral no período de tempo, mesmo pq os manuais não exigem que o óleo seja sintético ou mineral.

O valor fixo de validade do óleo mineral pode ser considerado como 6 meses. Em 6 meses, mesmo que não tenha sido atingida a kilometragem de troca, é bom trocar o óleo mineral. Pois, por ser um produto orgânico, assim como a gasolina, perde suas propriedades com o tempo.

Essa é mais uma vantagem do sintético: Não é preciso ser trocado em 6 meses. Para donos de motos muito, mas muito coxinhas, pode ser mais barato usar o óleo sintético (seis vezes mais caro) do que o mineral, pois enquanto o mineral tem q ser trocado bianualmente, o sintético é só quanto atingir a kilometragem.

O uso excessivo: Este é outro item que salvaria muitos motores do travamento. A maior parte do desgaste do motor acontece nos primeiros momentos do uso. Portanto, veículos que andam trechos muito pequenos, por exemplo: De casa ao trabalho, 7 kilômetros, do trabalho à casa, mais 7 km, e assim sucessivamente, tendem a desgastar o óleo mais rapidamente. Nesses casos é recomendado trocar o óleo com metade da kilometragem recomendada no manual. O que fazer? Você eu não sei, mas eu vou trocar sempre na metade da kilometragem de troca, só pra garantir.

A classificação: As 2 classificações de óleo mais importantes que devemos saber são a de viscosidade e a de desempenho.

A de viscosidade, SAE, todo mundo sabe: 20W50: Viscosidade 20 no inverno e viscosidade 50 no verão.

A de desempenho não é tão famosa. Uma vez mandei o mecânico de uma oficina botar na YBR o óleo Yamalube 4 20W5

Fonte: Juliano Assimila

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