O barulho no motor do
carro pode ser causado por desgaste em várias peças. Quando causado por
peças internas do motor o conserto tende a ser caro, já no caso do
barulho produzido por peças externas, o conserto pode ser mais barato.
Um barulho
no motor
normalmente é visto como sinal de problema, pois indica necessidade de
manutenção, contudo identificar o mesmo logo que aparece pode lhe ajudar
a economizar dinheiro, evitando que a peça desgastada venha a quebrar.
Seguindo este raciocínio, o motorista
deve procurar seu mecânico de confiança tão logo quanto identifique
algum ruído anormal no motor de seu carro. Mas muitos
motoristas podem não ter um mecânico de confiança. E então, o que fazer?
No mínimo é necessário conhecer algumas peças que costumam apresentar
problemas, entender como realizar o diagnóstico e o risco de adiar a
troca da peça danificada.
Um dos instrumentos importantes para diagnosticar a origem de um
barulho no motor é o estetoscópio
mecânico. Este instrumento é similar ao estetoscópio utilizado na
medicina, porém possui ponta em formato de agulha, conforme exemplifica a
imagem abaixo. Assim como um médico posiciona a ponta do estetoscópio
no peito do paciente para ouvir os batimentos cardíacos, o mecânico
posiciona a ponta do estetoscópio na base na peça onde deseja ouvir o
ruído.
Estetoscópio Mecânico
Abaixo são apresentados exemplos de problemas e causas envolvendo barulho no motor:
Tensor de correia dentada
Este barulho merece
atenção especial, pois o travamento ou quebra de um tensor de correia de
dentada pode danificar o cabeçote e outras peças do motor. Este tipo de conserto sempre custa caro.
Procure realizar
simultaneamente a troca de correia dentada e seus tensores, assim pagará
unicamente pela mão de obra e terá controle sobre o intervalo de tempo
correto para troca. Consulte o manual do proprietário para saber o
intervalo ideal (em Km) para troca de correia dentada em seu
carro.
Importante: Se você acabou de
comprar um carro usado, procure descobrir quando foi realizada a última
troca de correia dentada e ainda assim consulte um mecânico para
verificar se realmente existem indícios de que esta peça foi trocada.
Alternador
Os dois tipos mais comuns de barulhos
envolvendo o alternador são relacionados à necessidade tensionamento da
correia ou ao desgaste nos rolamentos. A necessidade de tensionamento da
correia gera um ruído agudo causado pelo deslizamento da correia na
polia do alternador e pode ser resolvida facilmente através de um
ajuste, não há necessidade de troca de peça. Já no caso de desgaste nos
rolamentos será necessário que abrir o alternador e substituir os
rolamentos danificados.
Bomba de direção hidráulica
O
barulho no motor causado pela bomba de direção hidráulica pode variar de intensidade quando o motorista vira o volante. Existem modelos
de bombas que permitem a troca de peças internas, bem como existem
outros onde as bombas são seladas e não é possível realizar nenhum
reparo; neste caso é necessário substituir a bomba.
Bomba d’água
O barulho no motor
originado pela bomba d’água pode aparecer acompanhado de vazamento, de
qualquer maneira o conserto depende apenas da troca da peça.
Embreagem
Um sinal de problema no rolamento da
embreagem pode ser identificado através da emissão de ruído quando o
pedal da embreagem é liberado. Ao realizar a troca do rolamento da
embreagem aproveite para trocar também disco e platô, pois o custo de
mão de obra para troca destas peças não é barato.
Durante partida a frio
O barulho no motor durante a partida
a frio (após o carro passar a noite parado) é um grande sinal de
atenção. Para este caso é comum utilizar a expressão “o motor está
batendo na partida”. As causas mais comuns de ruídos na partida a frio
são problemas no cabeçote ou nas bronzinas. Em ambos os casos é
importante procurar um mecânico qualificado com urgência para que
realize o correto diagnóstico do problema. Quando o motor bate durante a
partida, pode também ocorrer da luz indicadora da pressão de óleo do
motor piscar, indicando que existe um problema de lubrificação
comprometendo o motor.
Neste caso não deixe de consultar o
manual do proprietário para saber o tipo de óleo correto para o motor de
seu carro, bem com o devido intervalo entre as trocas. Em algumas
situações é possível eliminar este barulho com a utilização do tipo óleo
correto para o motor, sem a necessidade de realizar uma retífica.
Variando com a aceleração do motor (rajado)
O pior de todos os barulhos que pode
aparecer em um motor é o “rajado”, pois indica desgaste em bronzinas e
virabrequim (localizados na parte inferior do motor). A solução deste
problema requer a retifica completa do motor e envolve o maior custo de
todos.
Tendo em vista o alto custo envolvido em
realizar a retifica em um motor, certifique-se de que o barulho
realmente está sendo causado pelo desgaste de peças na área inferior do
motor, pois este pode ser confundido com alguma pequena batida de
comando de válvulas, por exemplo.
Caso o motor de seu carro realmente
esteja rajando, não adie o conserto, pois os danos podem tomar grandes
proporções com a quebra de peças. Existem situações em que o travamento
do motor chega a causar quebra do bloco, com isso o custo da manutenção
torna-se muito mais alto.
Mais importante que conhecer exatamente qual peça esta causando um barulho no motor é a atitude do motorista em procurar um mecânico assim que identificar alguma anormalidade no funcionamento de seu carro,
pois estas anormalidades indicam o desgaste em peças que podem vir a
quebrar, gerando transtornos e resultando em alto custo de manutenção.
Fonte: Guru das Máquinas