sexta-feira, 27 de julho de 2012

Fórmulas e calculadora online para saber quando é viável abastecer carro flex com álcool ou gasolina


Com as variações no preço dos combustíveis os proprietários de carros flex acabam se deparando com dúvida sobre o custo final gerado ao rodar álcool ou gasolina. Para sanar esta dúvida basta utilizar uma simples fórmula ou a calculadora online.

A fórmula para cálculo da porcentagem do custo do álcool em relação à gasolina é:
  Custo do litro de álcool / Custo do litro da gasolina  x 100
Exemplo: 1,90 / 2,80 x 100 = 67,85%. Neste cenário a utilização de álcool é viável, pois o resultado foi abaixo de 70%.

Quando o resultado do cálculo for maior que 70%, o uso do álcool se torna inviável, pois o consumo de álcool é em média 30% maior que consumo de gasolina.

Exemplo: Um carro flex que roda 10 km/l com gasolina tende a rodar 7 km/l com álcool.
 
Consumo médio de álcool / Consumo médio de gasolina  x 100
Exemplo: Seu carro roda 10 km/l com gasolina e 6 km/l com álcool, então aplicando a fórmula temos: 6 / 10 x 100 = 60%. Neste caso o uso de álcool somente é viável quando a porcentagem do custo do álcool em relação ao da gasolina é menor que 60%. Isto significa que seu carro consome 40% menos combustível quando roda com gasolina.
Além de analisar o viabilidade de utilizar álcool ou gasolina através da média de consumo é importante que o motorista fique atento às possíveis variações de consumo identificadas nos motores flex no período de transição de combustível, pois existem modelos de centrais de injeção eletrônica que demoram algum tempo após a mudança de combustível para chegar ao melhor rendimento.

Barulho no motor: possíveis causas | Barulho no motor carro



O barulho no motor do carro pode ser causado por desgaste em várias peças. Quando causado por peças internas do motor o conserto tende a ser caro, já no caso do barulho produzido por peças externas, o conserto pode ser mais barato.

Um barulho no motor normalmente é visto como sinal de problema, pois indica necessidade de manutenção, contudo identificar o mesmo logo que aparece pode lhe ajudar a economizar dinheiro, evitando que a peça desgastada venha a quebrar.

Seguindo este raciocínio, o motorista deve procurar seu mecânico de confiança tão logo quanto identifique algum ruído anormal no motor de seu carro. Mas muitos motoristas podem não ter um mecânico de confiança. E então, o que fazer? No mínimo é necessário conhecer algumas peças que costumam apresentar problemas, entender como realizar o diagnóstico e o risco de adiar a troca da peça danificada.

Um dos instrumentos importantes para diagnosticar a origem de um barulho no motor é o estetoscópio mecânico. Este instrumento é similar ao estetoscópio utilizado na medicina, porém possui ponta em formato de agulha, conforme exemplifica a imagem abaixo. Assim como um médico posiciona a ponta do estetoscópio no peito do paciente para ouvir os batimentos cardíacos, o mecânico posiciona a ponta do estetoscópio na base na peça onde deseja ouvir o ruído.
Estetoscopio-mecanico
Estetoscópio Mecânico
Abaixo são apresentados exemplos de problemas e causas envolvendo barulho no motor:

Tensor de correia dentada

Este barulho merece atenção especial, pois o travamento ou quebra de um tensor de correia de dentada pode danificar o cabeçote e outras peças do motor. Este tipo de conserto sempre custa caro.

Procure realizar simultaneamente a troca de correia dentada e seus tensores, assim pagará unicamente pela mão de obra e terá controle sobre o intervalo de tempo correto para troca. Consulte o manual do proprietário para saber o intervalo ideal (em Km) para troca de correia dentada em seu carro.

Importante: Se você acabou de comprar um carro usado, procure descobrir quando foi realizada a última troca de correia dentada e ainda assim consulte um mecânico para verificar se realmente existem indícios de que esta peça foi trocada.

Alternador

Os dois tipos mais comuns de barulhos envolvendo o alternador são relacionados à necessidade tensionamento da correia ou ao desgaste nos rolamentos. A necessidade de tensionamento da correia gera um ruído agudo causado pelo deslizamento da correia na polia do alternador e pode ser resolvida facilmente através de um ajuste, não há necessidade de troca de peça. Já no caso de desgaste nos rolamentos será necessário que abrir o alternador e substituir os rolamentos danificados.

Bomba de direção hidráulica

O barulho no motor causado pela bomba de direção hidráulica pode variar de intensidade quando o motorista vira o volante. Existem modelos de bombas que permitem a troca de peças internas, bem como existem outros onde as bombas são seladas e não é possível realizar nenhum reparo; neste caso é necessário substituir a bomba.

Bomba d’água

O barulho no motor originado pela bomba d’água pode aparecer acompanhado de vazamento, de qualquer maneira o conserto depende apenas da troca da peça.

Embreagem

Um sinal de problema no rolamento da embreagem pode ser identificado através da emissão de ruído quando o pedal da embreagem é liberado. Ao realizar a troca do rolamento da embreagem aproveite para trocar também disco e platô, pois o custo de mão de obra para troca destas peças não é barato.

Durante partida a frio

O barulho no motor durante a partida a frio (após o carro passar a noite parado) é um grande sinal de atenção. Para este caso é comum utilizar a expressão “o motor está batendo na partida”. As causas mais comuns de ruídos na partida a frio são problemas no cabeçote ou nas bronzinas. Em ambos os casos é importante procurar um mecânico qualificado com urgência para que realize o correto diagnóstico do problema. Quando o motor bate durante a partida, pode também ocorrer da luz indicadora da pressão de óleo do motor piscar, indicando que existe um problema de lubrificação comprometendo o motor.

Neste caso não deixe de consultar o manual do proprietário para saber o tipo de óleo correto para o motor de seu carro, bem com o devido intervalo entre as trocas. Em algumas situações é possível eliminar este barulho com a utilização do tipo óleo correto para o motor, sem a necessidade de realizar uma retífica.

Variando com a aceleração do motor (rajado)

O pior de todos os barulhos que pode aparecer em um motor é o “rajado”, pois indica desgaste em bronzinas e virabrequim (localizados na parte inferior do motor). A solução deste problema requer a retifica completa do motor e envolve o maior custo de todos.

Tendo em vista o alto custo envolvido em realizar a retifica em um motor, certifique-se de que o barulho realmente está sendo causado pelo desgaste de peças na área inferior do motor, pois este pode ser confundido com alguma pequena batida de comando de válvulas, por exemplo.

Caso o motor de seu carro realmente esteja rajando, não adie o conserto, pois os danos podem tomar grandes proporções com a quebra de peças. Existem situações em que o travamento do motor chega a causar quebra do bloco, com isso o custo da manutenção torna-se muito mais alto.

Mais importante que conhecer exatamente qual peça esta causando um barulho no motor é a atitude do motorista em procurar um mecânico assim que identificar alguma anormalidade no funcionamento de seu carro, pois estas anormalidades indicam o desgaste em peças que podem vir a quebrar, gerando transtornos e resultando em alto custo de manutenção.

Fonte: Guru das Máquinas