terça-feira, 7 de setembro de 2010

Dicas para seu veículo: Lubrificação


Dicas para seu veículo: Lubrificação

Uma das manutenções preventivas que o motorista deve fazer, para evitar problemas com o motor do carro, é a troca de óleo. Um lubrificante vencido força mais e aumenta o desgaste dos pistões. Por isso, ficar atento quanto ao nível do óleo e à data da troca são quesitos básicos para deixar o seu motor mais "redondo".

Troca de óleo :
A lubrificação consiste essencialmente em separar as superfícies de dois componentes em movimento relativo por meio de uma camada fina de óleo ou graxa, minimizando o atrito. Com o tempo essa camada diminui e o motor começa a trabalhar em alta temperatura. O prazo médio para efetuar a troca de óleo é a cada 5 000 quilômetros.

Troca do filtro de óleo :
A função do filtro de óleo é reter todas as impurezas do lubrificante que está no motor. Por isso verifique-o sempre.

Cuidados na hora da troca :
A utilização correta de um lubrificante depende da indicação do fabricante, apresentada no manual do proprietário. É imprescindível que o motorista respeite o tipo de óleo que deve ser colocado no motor, principalmente com relação ao grau de viscosidade do produto.

Qual a diferença entre o óleo sintético e o mineral ?
Os óleos minerais são extraídos da natureza por meio da separação de componentes do petróleo. Os sintéticos são fabricados em usinas de química fina, que permitem a projeção de características específicas mais adequadas, como, por exemplo, a resistência à oxidação e envelhecimento do poder lubrificante.

Não é recomendado misturar minerais com sintéticos ?
Eles possuem diferentes poderes de solvência e isso pode gerar depósitos no motor, desgaste das superfícies, vazamentos, aumento da corrosão e entupimento no sistema de lubrificação. Por outro lado, existem os óleos chamados semi-sintéticos. Neste caso, estas misturas são feitas na fábrica de lubrificantes, com controle de qualidade adequado para o carro.

Utilizo o método tradicional ou o de sucção ?
Antes da troca é necessário que o motor tenha permanecido pelo menos 5 minutos em funcionamento. Isso garante que as impurezas fiquem em suspensão e sejam eliminadas. No caso da troca por meio do bujão garante-se o esvaziamento quase total do cárter. Já as máquinas a vácuo fazem uso de sondas de sucção introduzidas no orifício da vareta de medição de óleo. Mas é interessante estar atento, pois cada modelo de motor exige uma sonda de comprimento e forma adequados ao formato interno do cárter.

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Dicas para seu veículo: Motor Quente


Motor Quente
Quando você para o carro depois de um longo tempo de viagem, principalmente com o sol "quente" ou após subir uma longa serra, evite desligar o motor assim que o veículo é estacionado.
Deixe o motor em marcha lenta, espere a ventoinha "desarmar" e desligue o carro.
Deslisgar um motor muito quente pode empenar o cabeçote ou causar outros danos devido ao resfriamento brusco das peças. Pelo mesmo motivo, nunca lave um motor aquecido, espere que ele esfrie bastante, antes de jogar água fria.


Motor Cansado
Se o motor do seu carro estiver dando sinais de cansaço e começar fazer aquele barulho caracteristico, não se desespere, uma medida preventiva pode ser tomada para atenuar o problema, ao chegar a hora da troca do óleo lubrificante, opte por um óleo mais grosso (20W 50 por exemplo) e misture também um aditivo nele.
Essa medida deve suavizar um pouco o barulho do motor, diminuindo a queima de óleo e até prolongar a sua vida útil

Freio de mão
Embora seja inevitável acionar o freio-de-mão com força em ladeiras, quando se estaciona ou, as vezes, para sair sem "queimar" a embreagem, muitos motoristas puxam a alavanca no limite. Isso deve ser evitado, pois o freio a tambor tende a ficar "ovalado" com a força empregada, além do sistema se desregular mais rapidamente. Existe até a possibilidade de arrebentar o cabo do freio de mão, quando estacionar em ladeiras muito inclinadas, vire as rodas dianteiras em direção a guia, sem deixar que o pneu toque o meio fio, assim em caso de falhas dos freios, há uma segurança extra.

Amortecedor
Ao contrário do que alguns pensam, ao amortecedores não servem apenas para amortecer os impactos que a roda recebe, na verdade, essa é a função da mola.
Só que como a mola, por sua caracteristicas, tende a continuar no movimento de vai e vem, ou seja, uma vez comprimida, se distende ao ponto máximo, se comprime novamente, se distende e assim por diante. O amortecedor tem como principal trabalho evitar esse movimento oscilatório descontrolado, por essa razão , quando os amortecedores estão vencidos, o carro parece navegar em ruas mais esburacadas, uma vez que as molas se comprimem e se distendem quase livremente.

Hoje em dia são utilizados os amortecedores hidráulicos do tipo telescópio, ele é formado por um cilindro, onde fica um pistão, mais conhecido como êmbolo, ligado a uma haste. A extremidade fechada do cilindro está concetada ao eixo ou à suspensão, a outra extremidade da haste, por sua vez, passa por um anel vedador, para evitar vazamentos de óleo e esta ligado a algum elemento fixo na carroceria do carro. Internamente no amortecedor, existem valvulas reguladoras que comandam o fluxo do óleo através das câmaras internas do amortecedor. Quando a roda sobe, o cilindro sobe também, o óleo que se encontra por baixo do êmbolo passa por uma válvula para a câmara superior, quando a roda desce, o óleo retorna através de uma segunda válvula existente no êmbolo.

Existem tambem amortecedores a gás, ou seja o gás é utilizado como elemento auxiliar do óleo contido dentro dos amortecedores, para aumentar sua pressão interna. A durabilidade de um amortecedor esta relacionada diretamente ao uso do carro, pode durar os tradicionais 30 mil Km ou muito mais, se o carro trafegar em boas pistas e nas mãos de um motorista cuidadoso. Em compensação, rodando em estradas precárias e sem grandes do motorista, podem acabar em pouco mais de 10 mil Km.

IMPORTANTE
Quando for substituir os amortecedores fuja dos recondicionados, quase sempre apenas o óleo interno é trocado por outro mais grosso, recebe pintura e borrachas novas, sem garantia de segurança

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