sábado, 31 de julho de 2010

Dez mandamentos para economizar o combustível do carro

10 mandamentos para economizar o combustível do carro


Essas dicas rápidas servem para você economizar combustível:

1 - Não estique as marchas, trocando-as numa rotação mais adequada.

2 - Aceleração progressiva e controlada. Nada de arrancadas e freadas bruscas.

3 - Sempre faça as revisões e manutenções preventivas nos bicos, velas, e peças necessárias.

4 - Escolha bem o posto onde vai abastecer para evitar prejuízos com combustível adulterado.

5 - Utilize preferencialmente gasolina aditivada, ou aditivos para manter o sistema 'limpo'.

6 - Verifique rotineiramente as condições do filtro de ar.

7 - Não ultrapasse a velocidade limite do carro.

8 - Faça uso do freio motor em declives acentuados.

9 - Sempre deixe os pneus na calibragem correta, e não carregue peso 'morto' (desnecessário) no carro.

10 - Use o ar-condicionado sempre que necessário, mas sem exageros.

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Dicas para seu veículo! Ignição falhando

Ignição falhando

Muitas vezes, o carro não está dando a partida com a batida da chave em virtude de um simples problema na bateria.

Os dois pólos (positivo e negativo) da bateria podem ter acumulado muitos resíduos formando uma crosta, que impede a passagem da corrente elétrica para os cabos.

Nesse caso, a solução é limpar a região usando Coca-Cola e esponja de aço.

A pessoa deve ter o máximo de cuidado nessa ocasião, pois só um pólo deve ser tocado de cada vez, para evitar o choque.

Outro problema com a bateria pode ser o nível da água destilada.

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Como proceder na Lavagem do carro

Lavagem de carro

Utilize sempre água morna, sabão neutro (de preferência os especiais para carro), ou xampu especial para veículos.

Sempre tome o cuidado de lavar o carro na sombra e com jato de água não muito forte, pois o sol, mais a água e o sabão, podem manchar a pintura, se o veículo não for secado a tempo.

Não lave o motor com jato de água, pois a pressão pode infiltrar água em partes que não devem entrar em contato com água ou líquidos.

Lave com sabão especial ou apenas gasolina ou querosene e um pano limpo.

Se você não tem segurança ou conhecimento para lavar o motor, não o faça; mande numa oficina ou posto de lavagens

especializado, pois você poderá danificar alguma peça mais sensível.

Limpar vidro de carro

Uma maneira eficiente de limpar o vidro do carro é usando jornal embebido em um pouco de álcool.

Além de limpar melhor do um pedaço de pano, o jornal não deixa fiapos.

Para manter os vidros limpos, a melhor forma é usar algum produto removedor ou cera de polir na hora da lavagem.

Mantenha sempre o reservatório de água do vidro completo e com algum tipo de limpa vidros.

Tenha sempre uma flanela limpa e ensacada dentro do carro para uma limpeza interna dos vidros e/ou um spray anti-embaçante para uma emergência. .

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Manchas em teto de carro

Manchas em teto de carro

Para retirar a mancha branca formada no teto do carro, geralmente provocada pela goteira de infiltração na garagem, siga esse conselho.

Basta despejar um pouco de vinagre de vinho branco no local e esfregar com a mão. Sai na hora e não estraga a pintura.

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Mecanismo de elevação do vidro com problema

Mecanismo de elevação do vidro com problema

A primeira observação é verificar se está subindo torto, caso esteja, procure um técnico para verificar o mecanismo de elevação.

Se estiver subindo certo e estiver agarrando, verifique a calha onde o vidro corre.

Quando há um acumulo grande de sujeira nessa calha o vidro tem dificuldades de subir.

Limpe a calha, colocação de grafite ou dependendo do estado, se faz necessária a troca desta.

Se o mecanismo for elétrico e não apresentar defeito nas calhas, procure um técnico para verificar o motor do mecanismo.

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Como melhorar a partida do carro a álcool

Partida do carro a álcool

Aquele velho hábito de esquentar o motor do carro a álcool antes de sair com ele já não vale mais.

Nos automóveis modernos, o mecanismo do motor não precisa ser previamente 'aquecido'.

Basta apenas que você não force o motor logo de início, saindo com o veículo de maneira tranquila.

Dessa forma, a temperatura do carro vai sendo gradativamente estabilizada, e todas os componentes, como o câmbio e demais peças de transmissão, lubrificação e freios, atinjam a temperatura ideal de funcionamento em conjunto com o motor.

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Procedimentos de emergência com carro

Procedimentos de emergência com carro

Quebrar o carro em pleno trânsito é uma situação de stress que pode ser agravada pelo tráfego, clima, local, até mesmo a hora do dia.

Conheça os procedimentos que você deve adotar numa hora de emergência:

1. Impulsione o carro rapidamente para fora da pista

2. Ligue o pisca - alerta, coloque o carro em ponto morto e o mais próximo do acostamento possível

3. Se você não conseguir tirar o carro da estrada, saia pela porta próxima ao acostamento

4. Abra o capô e deixe-o aberto

5. Amarre um pano colorido na antena ou na maçaneta da porta para sinalizar uma emergência

6. Se você tiver um telefone celular, ligue para 190 e informe seu acidente

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Pagamento do IPVA deve ser proporcional

Pagamento do IPVA deve ser proporcional

É importante saber que, mesmo que você compre o carro nos últimos meses ou até mesmo semanas do ano, deve pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Mas, em vez de pagar o valor integral, a cobrança é proporcional ao número de meses de propriedade no ano. Por exemplo, quem comprar um automóvel em novembro só vai pagar 2/12 do valor
total, já que o utilizará por apenas dois meses. Se o valor total do IPVA é R$ 700, o proprietário pagará R$ 117. Segundo a Central de IPVA da Secretaria da Fazenda de São Paulo, deve-se pagar o IPVA referente ao mês inteiro, mesmo que se tenha comprado o carro no último dia do mês. Mas o Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) alerta que o vencimento ocorre em 30 dias após a aquisição do veículo. Caso o proprietário não pague na data devida pagará multa.

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Rastreadores e bloqueadores ¨via satélite¨ será que todos são?

Rastreadores satélites de GPS bloqueadores Pager FM rastreador celular geoestacionário baixa rota

SERÁ QUE TODOS ELES SÃO? RASTREADORES E BLOQUEADORES "VIA SATÉLITE"

Sempre estamos nos deparamos com anúncios nas televisões, rádios, jornais e revistas sobre os mais diversos sistemas de segurança veicular. As propagandas veiculadas por diversas empresas, enfatizando o termo “VIA SATÉLITE”, nem sempre refletem a realidade, ou seja, a comunicação direta entre o veículo e o satélite e vice-versa. Esse termo, em grande parte, camufla o real funcionamento do sistema, levando muitos consumidores ao engano! Para esclarecer um pouco sobre os sistemas, é importante conhecer o principio de funcionamento de cada um.

Primeiro, vamos definir o que é GPS:

Trata-se de um sistema de navegação via satélite. GPS é a sigla de Global Positioning System. São satélites que estão em órbita ao redor da terra, através de uma rede, em formação precisa, numa altitude aproximada 21.000 Km. Transmitem informações de tempo e distância continuamente. A freqüência que o receptor de GPS opera é de 1.575 Mhz. Receptores de satélite de navegação, que comumente conhecemos como GPS, usam estas informações para calcular uma localização exata por triangulação. Como sabemos, todo ponto na Terra é identificado por dois conjuntos de números chamados coordenadas. Estas coordenadas representam o ponto exato onde uma linha horizontal conhecida como latitude, cruza uma linha vertical conhecida como longitude. O receptor de GPS localiza pelo menos três satélites e usa as informações recebidas para determinar as coordenadas Geográficas no receptor de GPS.

Comparando o tempo em que os sinais foram transmitidos dos satélites e o tempo que eles foram registrados, o receptor de GPS calcula a distância de cada satélite, sendo no mínimo computado a distância de três ou mais satélites, que resultará na sua posição na superfície da terra. Com estas distancias medidas, o receptor também poderá calcular velocidade e poderá calcular o tempo de viagem, distancia, altitude, dentre outros feitos.

O receptor de GPS pode exibir sua posição nos seguintes formatos:

- Latitude e Longitude,
- UTM – Universal Transverse Mercator
- MG – Military Grid
- ou simplesmente, como um ponto em um mapa eletrônico. Muitos receptores de GPS interagem com dados de cartografia internos (programados) e faz da navegação por satélite uma ferramenta fácil.

Linha de visada dos satélites de GPS:

Isto significa que três satélites, no mínimo, devem estar no campo de visão do receptor de GPS (que ele possa enxergar) para o correto calculo da latitude e longitude da localidade. Um quarto satélite também deve estar dentro de linha de visada, para que seja possível calcular a altitude. Em média, oito satélites estão continuamente na linha de visada, em qualquer posição na Terra. Quanto mais satélites forem enxergados, mais preciso será o posicionamento! É importante ressaltar que, embora os sinais emitidos pelos satélites de navegação atravessem nuvens, vidro, plástico e outros materiais de baixa densidade (leves), os receptores de GPS não trabalharão ocultos (sem linha de visada) ou debaixo d'água.

Precisão:

A precisão de um receptor de GPS, em média, é de 15 metros. De acordo com a sofisticação do receptor de GPS, empregam-se várias tecnologias para aumentar a precisão do receptor. Um modelo profissional, sofisticado, pode ter a precisão de 3 metros ou melhor, sendo obtido através do uso de sinais de correção de satélites de navegação. Nos Estados Unidos, é admitida uma precisão de 3 metros, através de correções obtidas em pontos fixos, conhecidos como WAAS (Sistema de Aumento da Área de Abrangência). Na Europa, um sistema semelhante provê a mesma precisão denominado EGNOS. Na Ásia, o sistema de correção é provido pela MSAS. Outras metodologias para aumentar a precisão da navegação em satélites de GPS, incluem o uso de DGP; estações de revezamento de solo, fixadas em posições conhecidas, que transmitem sinais de navegação de satélites já corrigidos. Vários métodos e aplicações de DGPS podem aumentar a precisão da navegação através de GPS, de alguns metros para alguns milímetros. Usando DGPS é necessária a utilização de equipamentos sofisticados. Outro sistema de precisão é o RTK. Este é um receptor capaz de transmitir um sinal com fase-corrigida, de uma posição conhecida, para um ou mais receptores.

Vários erros de posicionamento podem acontecer e podem limitar precisão para a faixa de 15 a 25 metros.

Portanto, quando alguém lhe oferecer um rastreador ou bloqueador via satélite, pode ser que o termo “via satélite” refira-se ao sistema de posicionamento através do GPS. Em alguns casos, não existe nenhuma atuação de sistemas satelitais. Fique atento!


Na prática, o que importa nos sistemas de rastreamento e bloqueio, é a efetiva ação, em tempo real, que a empresa prestadora de serviços poderá ter sobre o veículo, que nem sempre é via satélite. Só o sistema de GPS não garante a eficácia do sistema! Portanto, concluímos que:

- Há sistemas que a atuação e interação no veículo é via satélite, integralmente, desde o posicionamento via GPS até a atuação sobre o veículo.
- Há sistemas que utilizam somente o satélite de GPS para a obtenção das coordenadas geográficas, mas a atuação sobre o veículo se dá por outras tecnologias.
- Há sistemas que não utilizam nenhum tipo de satélite.

Confuso? Vamos esclarecer um pouco mais descrevendo o que é bloqueador e rastreador:

BLOQUEADOR > PAGER: Em geral são sistemas eletrônicos “wireless” que possibilitam bloquear o veículo à distância, utilizando-se para a comunicação e atuação, os conhecidos “pagers”. A cobertura desse sistema está restrita a área de atuação dos pagers. Trata-se do sistema mais simples, pois não tem como enviar as informações de localização do veículo. Somente consegue receber, pois os pagers são “one-way”. Portanto, esse sistema NÃO É VIA SATÉLITE. Facilmente você se deparará com propagandas deste tipo de produto, dizendo ser “via satélite”. Trata-se de propaganda inverídica, pois o sistema opera através de radiofreqüências alocadas aos pagers.

BLOQUEADOR > FM: Este sistema é barato e eficiente para o bloqueio, pois utiliza a sub-portadora de FM, a mesma utilizada para a sintonia do radio nos veículos. Neste sistema, as antenas de FM das emissoras contratadas pelo operador, enviam os sinais para o bloqueio do veículo, mediante solicitação à central da empresa operadora do sistema. A operadora poderá ter parcerias com diversas emissoras de rádio e distribuir o seu sinal de bloqueio para qualquer região onde haja uma emissora de FM. É um sistema simples “one-way” e não há como enviar informações do veículo sobre a sua localização.

RASTREADOR > CELULAR + GPS: Este tipo de rastreador agrega duas tecnologias, GPS e Celular. O GPS, conforme já descrito, é utilizado para a obtenção das coordenadas geográficas. A tecnologia do telefone celular, atua na recepção e transmissão de dados. Desta forma, através de um módulo eletrônico instalado no veículo, haverá o processamento das informações de coordenadas recebidas pelo GPS e será transmitida pelo celular, numa via “two-way”, podendo ocorrer a interação nos dois sentidos. Este sistema permite o rastreamento com boa precisão, porém fica restrito a área de cobertura das estações radio base das operadoras de celular, além de ter o seu funcionamento comprometido em ambientes fechados, pois não haverá o sinal do GPs (para efeito de coordenadas) e não será possível transmitir as informações pelo celular. Apesar do sistema utilizar-se de satélites de GPS e Celular, as propagandas não deixam isso muito claro, o que poderá induzir o consumidor a erro dependendo da forma em que for exposta, pois muitos acreditam que o funcionamento é 100% via satélite!

RASTREADOR > “CELULAR VIA SATÉLITE” + GPS: Funcionamento similar ao anterior, porém utiliza o serviço do celular via satélite, que em geral é utilizado em regiões distantes, onde não há ERBs da telefonia celular convencional. Muito utilizado em regiões remotas. Não tem restrição de cobertura, visto a boa performance do celular via satélite. É um sistema eficiente mas caro.

RASTREADOR> SATÉLITE GEOSTACIONÁRIO + GPS: É o genuíno sistema via satélite. Obtém as informações de coordenadas, via GPS e transmite e recebe sinais, de forma bidirecional, através de satélites geoestacionários ou de baixa órbita. Basicamente, no Brasil, temos duas tecnologias disponíveis e efetivamente eficientes. Uma opera no satélite Brasilsat, que é um satélite Geoestacionário, cuja órbita está em 38.000 Km de altitude. Trata-se do mesmo satélite que é utilizado para os sinais de televisão. Este sistema proporciona a transmissão e recepção de dados, inclusive, permitindo ao motorista enviar textos para a sua central, informando ocorrências, rotas, solicitações de apoio e tudo mais que for necessário de ser comunicado. A cobertura está restrita a área de pegada (footprint) do satélite.

RASTREADOR> SATÉLITE DE BAIXA ÓRBITA + GPS: Tecnologia via satélite, que também utiliza o GPS para a obtenção das coordenadas geográficas, conforme descrito. Os sinais são transmitidos e recebidos através de satélites da baixa órbita, denominados de LEO (Low Earth Orbit). Esses satélites proporcionam toda a interação sobre o veículo e do veículo para a central, inclusive, permitindo ao motorista, enviar textos para a sua central, informando ocorrências, rotas, solicitações de apoio e tudo mais que for necessário de ser comunicado. E como os satélites de baixa órbita trabalham? Primeiramente é importante visualizar a figura abaixo:

A rede de satélites de baixa órbita Orbcomm® é formada por:
A constelação é formada por 42 satélites de baixa órbita, controlados pelo centro de controle da Orbcomm®. Existem 4 planos orbitais principais, denominados de A, B, C e D, cada um com 8 satélites, separados uniformemente entre si, dentro da órbita. Três dos planos principais, tem inclinação de 45° em referencia a linha do equador e uma separação angular de 120° entre eles e um quarto plano equatorial, com inclinação de 0°. Quatro satélites adicionais em um dos planos suplementares, denominados F e G, com inclinação de 70° e 80° respectivamente, são utilizados para cobrir zonas de alta latitude. Esses satélites estão cerca de 830 Km de altitude, por isso é denominado de baixa órbita. Já os satélites equatoriais, estão um pouco mais altos, a 975 Km de altitude.Os sinais são transmitidos para os satélites na faixa de 148 a 150 Mhz e recebidos pelo receptor entre 137 a 138 Mhz.

RASTREADOR> CELULAR ATRAVÉS DE ESTAÇÃO RADIO BASE (ERB): Este sistema baseia-se na estrutura existente das empresas de telefonia celular. Tais empresas distribuem pela cidade, antenas com rádios transmissores para o funcionamento dos celulares, que são conhecidas como ERB. O posicionamento do veículo não é preciso, porém a velocidade de comunicação é alta e pode-se fazer uma ampla comunicação de dados, obviamente, dentro da região de cobertura das antenas celulares.

RASTREADOR POR TRIANGULAÇÃO: Esse sistema utiliza antenas estrategicamente distribuídas pela cidade, onde é possível, pelo processo de triangulação, determinar o ponto onde o veículo está localizado, A precisão dependerá da disposição das antenas. Saindo do perímetro de abrangência das antenas, o sistema não funcionará.


CONSIDERAÇÕES: Há inúmeras outras aplicações para os sistemas de rastreamento, como por exemplo: logística de caminhões, barcos, balsas, aeronaves, máquinas agrícolas, transporte publico, containers de carga, controle de frotas, monitoramento de redes elétricas, outras. Há vários integradores dos diversos sistemas citados. Para conhecer algumas empresas clique aqui! Você encontrará algumas empresas que disponibilizam sistemas de rastreamento, bloqueio e componentes. Poderá servir para você tirar dúvidas ou então como fonte de consulta.

NOTA IMPORTANTE: Esta página é meramente informativa e visa esclarecer duvidas freqüentes de consumidores, que nem sempre possuem o conhecimento técnico para discernir os sistemas ofertados pela mídia. Não posso assegurar a eficácia de qualquer sistema citado. A escolha de um sistema de bloqueio e rastreamento é de livre arbítrio de cada consumidor.

Espero que as informações apresentadas, ajudem a você conhecer um pouco sobre os sistemas de rastreamento e bloqueio existentes no mercado, que certamente ajudará na melhor escolha.

Mas, com toda a tecnologia existente, não dispense o bom e velho “Totó” na garagem! Além de ser um bom alarme, é um excelente amigo!

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Confira as ¨ lendas¨ sobre carros e descubra se elas são verdadeiras ou falsas.

verdadeiro ou falso sobre carro

Descer ladeira na banguela economiza combustível? Preciso esquentar o motor do carro antes de sair? Posso dirigir descalço? Essa dúvidas existem e sempre que perguntamos alguma coisa do gênero encontramos alguém com uma a resposta pronta, na ponta da língua. Mas será que essas respostas realmente fazem sentido? Conheça as “lendas” sobre carros e descubra quais delas são realmente verdadeiras.

Lavar o motor pode trazer problemas para o desempenho. Verdadeiro
Existem algumas restrições quanto à lavagem do motor. A água pode danificar alguns componentes eletrônicos instalados sob o capô. O melhor é usar um pano umedecido ou uma escova para retirar a sujeira do motor.

Usar gasolina aditivada ou "premium" é melhor para o motor. Depende
Apesar dos dois tipos de gasolina ajudarem a manter o motor limpo, é necessário que você consulte a especificação indicada no manual do proprietário e use apenas o combustível indicado para seu carro.

Faz mal mulher grávida usar cinto de segurança. Falso
De acordo com as associações médicas, a mulher grávida e o feto estarão mais protegidos com o cinto. Só é preciso posicionar a presilha do cinto o mais baixo possível, sobre a pélvis.

Para aumentar a vida útil do carro devo esquentar o motor antes de sair. Depende
Se o motor tiver sistema eletrônico de gerenciamento, como todos os novos carros, a informação é falsa. O motor alcança o desempenho adequado mesmo com o motor ainda frio. Para carros mais antigos a afirmação é verdadeira. No início do funcionamento eles apresentam uma deficiência de lubrificação que provoca maior atrito entre as peças metálicas.

É recomendado pisar na embreagem antes de ligar o motor. Verdadeiro
Embora não exista uma orientação oficial, quando a embreagem é acionada, a carga no volante do motor é aliviada no momento da ignição.

Alarme disparado descarrega a bateria. Verdadeiro
Se o alarme for desligado assim que disparar, ou pouco depois, não há problema. Mas, se você não estiver perto do seu carro para desativá-lo, ele continuará acionado até consumir toda a carga da bateria.

É melhor passar por quebra-molas ou valetas com o carro na diagonal, com uma roda de cada vez. Falso
Você deve levar em consideração que o sistema de suspensão foi preparado para funcionar em qualquer situação, porém, em linha reta, as molas e os amortecedores trabalham ao mesmo tempo dos dois lados, e assim o carro sofre uma torção menor e os passageiros não ficam sacudindo de um lado para o outro dentro do carro.

Podem abrir meu carro com outra chave com código eletrônico. Falso
As chaves eletrônicas possuem códigos que são alterados cada vez que elas são acionadas. É praticamente impossível que duas chaves tenham a mesma combinação.

É permitido dirigir descalço na estrada. Verdadeiro
Você pode dirigir descalço tanto na estrada quanto na cidade. O que é proibido é dirigir com um calçado que não fique firme nos pés ou que atrapalhe a utilização dos pedais, como chinelo de dedo, por exemplo.

Duas crianças podem dividir o mesmo cinto de segurança. Falso
Com o impacto da batida uma pessoa pode espremer a outra, causando muitos ferimentos. Além disso, a legislação de trânsito diz que o uso do cinto de segurança é individual, independente da idade do usuário.

Para estacionar em uma ladeira só preciso utilizar o freio de mão. Falso
Para garantir que seu carro não descerá a ladeira contra sua vontade não se esqueça também de deixar a marcha engatada e travar a direção virada para o meio-fio.

Devo acionar a embreagem ao passar por um buraco. Verdadeiro
A caixa de câmbio fica mais protegida do impacto causado por um buraco se a embreagem for acionada, porque a pancada não a atingirá diretamente.

Quando tiver neblina devo ligar o pisca - alerta para mostrar que estou trafegando na via. Falso
Nunca ligue o pisca - alerta quando estiver trafegando no meio da neblina. Pisca - alerta ligado significa que o carro está parado, e por isso, o melhor a fazer é diminuir a velocidade e ligar os faróis baixos ou de neblina.

Posso descer trechos de pista com o carro na "banguela" (câmbio no ponto morto) para economizar combustível. Falso
Dizem que ajuda a economizar combustível, mas o “ponto morto” não é aconselhado por uma questão de segurança. O sistema de freio sem o auxílio do freio-motor pode superaquecer e até falhar

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Dicas para seu veículo! Problema com antena do carro

Problema com antena do carro

Caso a recepção no som do seu carro esteja ruim, é bom dar uma conferida na antena.

O problema pode estar localizado numa peça chamada cachimbo que fica atrás do som e o conecta com a antena.

O cachimbo é um fio que tem um plugue no formato do objeto.

Ele pode não estar bem conectado, provocando, assim, a interferência.


Problemas com som do carro

Se o som do carro apresenta interferências ou problemas de ruído quando o automóvel passa por buracos, o problema pode ser na antena ou na fiação elétrica.

Com o passar do tempo, essa fiação sofre um desgaste corrosivo e qualquer trepidação pode impedir a passagem da corrente elétrica até os alto-falantes.

Neste caso, recomenda-se que o ponto corroído seja encontrado e reparado com uma emenda simples.

Em situações mais críticas, toda a fiação deve ser trocada por um profissional especializado.

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Dicas para seu veículo! Pára-choque do carro sempre preto

Pára-choque do carro sempre preto

Apos algum tempo, o pára-choque do carro vai ficando cinza devido a ação do sol.

Um amigo me propôs passar Nugget (tinta para sapato) no pára-choque de meu carro e funcionou.

Ficou preto por pelo menos uns 15 dias e sem sair com o dedo.

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Dicas para seu veículo!

Lombadas
Não passe por uma lombada diagonalmente. Apesar de ser mais bonito e elegante, isto provoca uma força exagerada em um dos lados, provocando uma torção da carroceria

Freios
Às vezes ao acionar o freio ouve-se um barulho parecido com um assobio. Esse chiado pode ser do desgaste da pastilha ou do tipo de material usado na fabricação da peça.

Conservação
Deve-se, com certa frequência, fazer uma revisão no veículo. Semanalmente checar a calibragem dos pneus, a água do radiador, o nível do óleo do motor, o óleo da direção hidraúlica (se existir), o óleo de freio e lava-lo.

Polimento
Faça polimento com o carro limpo e seco. Use um pano limpo e seco para passar a cera (aconselhamos usar estopa). Passe o pano (estopa) em movimentos circulares. Espere secar e dê brilho com um pano limpo e seco (flanela).

Reserva de combustível
Andar com frequência com o tanque do carro na reserva prejudica o sistema de injeção, devido ao depósito de sujeiras no fundo do tanque.

Crianças

Crianças não devem ficar no banco da frente. Sempre no compartimento traseiro e de preferência atrás do encosto do banco dianteiro, que em caso de acidente funciona como uma proteção adicional.

Mistura de óleos

A mistura de óleos sintético e natural não é recomendada para o uso no automóvel. Essa solução faz com que o líquido perca a viscosidade original e não lubrifique corretamente o motor.

Nitrogênio nos pneus

O uso do nitrogênio na calibragem proporciona aumento da vida útil dos pneus. Além disso, amplia significativamente o intervalo entre as recalibragens.

Manchas de combustível

Para remover manchas de combustível da pintura do seu carro, misture óleo de motor sem uso com gasolina em uma porção de estopa ou flanela e esfregue no local afetado. Quanto mais recente for a mancha maior a eficiência dessa dica.

Veja os 10 veículos mais roubados ou furtados no semestre

VW Gol lidera ranking de confederação de seguradoras.
Entre motos, Honda CG 125 é que mais foi alvo desses crimes.

O Volkswagen Gol é o veículo mais roubado/furtado no Brasil durante o primeiro semestre, aponta estudo da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNSeg). Para estabelecer o ranking, a entidade se baseia no banco de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O estudo mostra que 191.347 carros, motos, caminhões e ônibus foram alvos desses tipos de crime, com registro da ocorrência entre janeiro e junho (média de 1.057 veículos furtados ou roubados por dia). Na lista dos dez mais há sete carros e três motos; entre elas, a Honda CG 125 lidera. O levantamento reúne todos os modelos de cada veículo, por exemplo, do Gol.

De acordo com o Denatran, a frota total de veículos automotores no país em abril era de 61.014.812. Veja abaixo os dez veículos mais roubados/furtados no semestre, o percentual de cada um sobre o total de veículos roubados/furtados no período e a frota nacional de cada veículo.

Confira a lista completa:

1) Gol
2) Honda CG 125
3) Fiat Uno
4) Fiat Palio
5) Honda CG 150
6) GM Corsa
7) GM Celta
8) Honda CBX
9) Fusca
10) Parati

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