Entendendo os numeros de chassi
Os números e letras que compõem a numeração do chassi possuem regras que foram implantadas na década de 80 (ISO 3779) e servem para todos os fabricantes de veículos instalados em qualquer lugar do mundo. No Brasil essa numeração passou a valer a partir de 1986/87 quando as motos começaram a ter dois números gravados iguais para dificultar fraudes. composto de 17 dígitos o VIN (vehicle identification number) é dividido em quatro partes que quando decifradas podem informar dados sobre o fabricante, o modelo e o ano de fabricação.
A norma manda assim :ABCDEFGHIJKLMNOPQo numero total gravado no chassi, cada letra é um campo do código
AB= código do país.
A seguir as determinações dos veiculos de países que são mais comuns por aqui e que realmente nos interessam:
JA-J0 Japão
KF-KK Israel
LA-L0 China
ML-MR Tailândia
PL-PR Malásia
RF-RK Taiwan
SA-SM Grã Bretanha
SN-ST Alemanha
TJ-TP Tchecoslováquia
U5-U7 Slováquia
VA-VE Áustria
VF-VR França
WA-W0 Alemanha
ZA-ZR Itália
1A-10 Estados Unidos
2A-20 Canadá
3A-3W México
4A-40 Estados Unidos
5A-50 Estados Unidos
8A-8E Argentina
8F-8K Chile
8L-8R Equador
9A-9E Brasil
9L-9R Paraguay
9S-9W Uruguai
93-99 Brasil
90 Não determinado
CD Código do fabricante.
Cada fabricante que produz mais de 500 unidades por ano possui seu código, portanto é impossível listar todos aqui.
DEFGH Código do equipamento.
Esta parte é deixada para que cada fabricante use como quiser. Normalmente dizem respeito a modelos, versões ou até mesmo equipamentos que possam vir instalados de fábrica. É o único lugar onde a letra "O" pode aparecer.
I Dígito de checagem.
Este dígito é usado como resultado de uma conta que checa o número do chassi. Para cada letra da seqüência é adotado um valor:
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z.......
1 2 3 4 5 6 7 8 9 1 2 3 4 5 6 7 8 9 1 2 3 4 5 6 7 8 9 1 2 3 4......
Cada valor ou número é multiplicado por um fator de acordo com a sua posição:
A B C D E F G H I J K L M N O P Q
8 7 6 5 4 3 2 10 0 9 8 7 6 5 4 3 2
O resultado é somado;
o total é dividido por 11;
este é o dígito de checagem. Caso o resultado seja "10" o dígito de checagem será "X".
J Ano do modelo.
O ano do modelo normalmente vale de 1º de setembro do ano anterior a 31 de agosto do ano indicado.
A 1980 2010
B 1981 2011
C 1982 2012
D 1983 2013
E 1984 2014
F 1985 2015
G 1986 2016
H 1987 2017
J 1988 2018
K 1989 2019
L 1990 2020
M 1991 2021
N 1992 2022
P 1993 2023
R 1994 2024
S 1995 2025
T 1996 2026
V 1997 2027
W 1998 2028
X 1999 2029
Y 2000 2030
1 2001 2031
2 2002 2032
3 2003 2033
4 2004 2034
5 2005 2035
6 2006 2036
7 2007 2037
8 2008 2038
9 2009 2039
e o padrão se repete a cada 30 anos...
K Código da fábrica.
Para cada unidade que o fabricante possuir ao redor do mundo é determinado um código diferente.
LMNOPQ Número serial.
Pode ser resetado a cada nova versão ou não a critério do fabricante.
Note que a seqüência é de A para Z, depois de 1 para 9, depois 0.
As letras I, O, Q não são normalmente usadas pela possibilidade de serem confundidas com os números "1" e "0".
O código inteiro pode variar de acordo com a legislação local.
Tem esse site que decodifica os números de chassis:
http://www.analogx.com/cgi-bin/cgivin.exe?Mode=Decode&VIN=9FFNP41AX2M000001&Submit=Decode
Fonte: Alumini Fabricante de Placas S/A
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