terça-feira, 31 de maio de 2011

Ortodontia: APARELHOS ORTODÔNTICOS




INTRODUÇÃO

Dentes alinhados e nivelados suportados por uma gengiva saudável influem muito na aparência do indivíduo, interferindo diretamente em sua auto estima. O tratamento ortodôntico pode ser feito em pacientes de todas as idades, desde que seja respeitado os limites biológicos de cada um.
A primeira característica a ser lembrada é a avaliação do fator idade associado ao tipo de maloclusão; cada paciente responde de maneira diferente ao tratamento ortodôntico.
Os problemas de maloclusão podem ser hereditários (dentes apinhados ou separados demais, falta ou excesso de dentes, etc...) ou adquiridos (hábito de chupar dedo, posicionamento incorreto da língua, respiração deficiente, perda precoce de dentes, etc...). Algumas más-oclusões devem ser tratadas o mais cedo possível, afim de impedir que os danos causados sejam maiores.
A Ortodontia melhora a oclusão promovendo uma melhor distribuição das forças exercidas sobre os dentes, protegendo-os dos traumas que podem causar em seu periodonto (gengiva, osso e ligamentos).
Qualquer que seja o tipo de tratamento escolhido, o paciente precisa estar motivado para iniciá-lo; entender o problema e quais são os objetivos do tratamento, ajuda muito na colaboração.
O tratamento ortodôntico pode ser feito em duas fases: a primeira ocorre antes da completa erupção dos dentes permanentes, através do uso de aparelhos ortodônticos removíveis(atuando em nível dentário) ou ortopédicos (estabelece um correto relacionamento entre bases ósseas, maxila e mandíbula).
Na segunda fase, normalmente o paciente utiliza um aparelho fixo, que proporciona um melhor alinhamento e nivelamento. Com o uso de aparelhos fixos um melhor engrenamento entre os dentes superiores e inferiores é obtido, restabelecendo uma oclusão equilibrada.

APARELHOS ORTODÔNTICOS REMOVÍVEIS

Os aparelhos ortodônticos removíveis, como o próprio nome diz, podem ser retirados pelo paciente.
Estes tipos de aparelho promovem a movimentação dentária, melhorando o posicionamento dos dentes no sentido ântero-posterior, horizontal e vertical. Na maioria das vezes, esta é uma etapa inicial, facilitando a próxima fase com o uso dos aparelhos fixos.

APARELHOS ORTODÔNTICOS FIXOS

O aparelho ortodôntico fixo é composto por braquetes (colados aos dentes por um material adesivo) e arcos metálicos.

Os aparelhos fixos são muito eficientes para movimentações dentárias, alinhando, nivelando e engrenando os dentes. Um tratamento com aparelho otodôntico fixo dura em média 24 a 30 meses, dependendo da reação individual do organismo do paciente. Alguns casos mais complexos, ou no caso de respostas biológicas individuais lentas ou desfavoráveis, é comum se estender.
Uma certa sensibilidade é normal principalmente na fase de colocação do aparelho; como também, um certo desconforto 24 a 48 horas após o ajuste praticado pelo Ortodontista .

APARELHOS ORTODÔNTICOS ESTÉTICOS

Hoje em dia existem aparelhos como os de cerâmica em que as peças de suporte (braquetes) se confundem com a coloração do dente, entretanto, estes aparelhos apresentam duas desvantagens. A primeira é que, devido ao atrito da cerâmica com o fio de aço, estes aparelhos são menos eficientes e podem estender a duração do tratamento. A segunda desvantagem é que, tem um custo bem maior que os aparelhos fixos de aço convencionais.

DICAS PARA QUEM USA APARELHOS FIXOS:

* Usar o fio dental e escovar os dentes após todas as refeições, evitando futuras manchas e cáries. No mercado, existe vários tipos de escovas ortodônticas e passa-fios que ajudarão no uso do fio dental.
* Não comer alimentos duros nem pegajosos como: balas, chicletes, amendoim, pipoca; bem como colocar lápis e caneta na boca, evitando assim quebra de seu aparelho.
* Se alguma peça do aparelho estiver machucando, utilizar a cera que é dada pelo Ortodontista e agendar um retorno à clínica.
* Se estiver sentindo dores nos dentes após as ativações do aparelho, tomar um analgésico de costume para aliviar a dor.

TRATAMENTO ORTODÔNTICO EM ADULTO

O processo de tratamento no adulto é similar ao adolescente, com pequenas diferenças:
* Adultos são mais susceptíveis a problemas periodontais (é necessário cuidado rigoroso com a higiene).
* Nos adultos, ausência de dentes, coroas ou próteses, podem afetar o engrenamento dental.
* Os dentes do adulto tem maior tendência a retornar a sua posição original, necessitando um período maior de contenção.
* Aparelhos ortopédicos não são efetivos na fase adulta, uma vez que não podemos contar com o crescimento.
* A integração entre ortodontista, periodontista, reabilitadores orais e cirurgião buco-maxilo-facial é muito importante para um bom resultado final.

Fonte: JP Odonto

A JP Odonto desenvolveu um plano exclusivo para você que precisa usar aparelho.

O plano MASTER que possui as seguintes características:

Tratamento ortodôntico com aparelho removível incluso;
Tratamento ortodôntico com aparelho fixo metálico incluso;
Manutenções mensais inclusas;
E dois grandes diferenciais: Tratamento ortodôntico com aparelho fixo estético coberto e tratamento clínico incluso.

ATENDIMENTO DE IMEDIATO(SEM CARÊNCIA)


VALOR MENSAL : R$ 60,00

Central de Atendimento:
(11) 2779-7262 (11) 4975-5504

Nenhum comentário: