Contran obriga instalação de rastreador
Veículos nacionais e importados fabricados a partir de 2009 deverão, obrigatoriamente, sair das concessionárias equipados com dispositivo antifurto. A decisão foi tomada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
Segundo a nova norma, publicada na Resolução 245, o item antifurto deverá ter um sistema que possibilite o bloqueio e o rastreamento do veículo. Segundo o Contran, só ficam excluídos da obrigação os veículos de uso bélico.
Apesar da instalação do sistema, caberá aos proprietários de automóveis, motos, ônibus e caminhões decidir se ativarão ou não o serviço de rastreamento.
A decisão vem para cumprir a Lei Complementar 121, que estabeleceu o Sistema Nacional de Prevenção, Fiscalização e Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas.
Especificação
O Denatran (Departamento nacional de Trânsito) terá 90 dias para definir as especificações dos dispositivos de bloqueio e de rastreamento.
Segundo empresas que instalam e monitoram sistemas de rastreamento, a eficiência dos equipamentos antifurtos pode chegar a 90%.
A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) não se manifestou sobre o assunto, mas confirma que negociará com o Denatran o formato do equipamento.
Já as seguradoras, que trabalham em conjunto com empresas que prestam serviço de rastreamento, analisam o impacto que a medida causará no cálculo das apólices de seguro.
PREJUÍZO
O roubo de veículos gera prejuízo de cerca de R$ 700 milhões por ano, segundo dados do Denatran (Departamento nacional de Trânsito). Em média, são roubados anualmente no Brasil 380 mil carros e 200 mil são recuperados. A norma do Contran visa inibir o furto e aumentar o número de resgate.
Volkswagen já havia ‘experimentado’ tecnologia
A Volkswagen considera ter um passo à frente em relação às concorrentes quanto a adaptação dos veículos para a implantação de rastreadores.
Em maio de 2005, a empresa iniciou a instalação do sistema antifurto na linha Golf. Devido à alta adesão dos clientes, em março deste ano todos os modelos produzidos no Brasil saíram da fábrica equipados com o item.
A intenção era reduzir em até 40% o valor pago no seguro por seus clientes. No entanto, por “mudanças estratégicas”, em junho a montadora parou de instalar o produto.
Motos
Se a experiência da Volkswagen com o Golf confirmar-se quando a nova norma entrar em vigor, o mercado de duas rodas será o mais beneficiado.
O índice de roubo de motocicletas disparou de 2006 para este ano e, conseqüentemente, o custo do seguro subiu. No caso dos modelos de 250 cc, o valor da apólice chegou a dobrar.
Fonte: Diário do Grande ABC
Acesse nosso site www.csloja.com.br e conheça o Rastreador Ituran para Carros e Motos a partir de R$ 49,00 mensais!!!
Capitan & Silveira Cor Seguros
Rua da Mooca, 1291 - Sala 16 - Mooca/SP
Tel(011) 2779-7262 (011) 2048-1940
E-mail.: capitan_silveira@ig.com.br
Site...: www.csloja.com.br
Um comentário:
Dificultar a vida dos ladroes ou criar ferramentas de controle? Se esta lei for realmente posta em prática, o brasil se tornara o maior estado policial autoritário do mundo.
Big Brother Brasil: Muito em breve seremos obrigados a ter chips RFID e rastreadores em nossos carros no Brasil blog.antinovaordemmundial.com/?p=829
Postar um comentário