Prevenir Câncer de Mama
- Exames clínicos de mama, que são exames nos quais médicos e enfermeiros observam e palpam os seios à procura de nódulos ou outras alterações;
- Mamografia, que é uma espécie de radiografia, na qual é feita uma compressão nas mamas e permite visualizar até mesmo pequenas alterações. A mamografia, na qual é feita uma compressão nas mamas, e permite visualizar até mesmo pequenas alterações. A mamografia é considerada a melhor forma de detectar o câncer de mama , justamente por permitir o diagnóstico precoce da doença. Em uma fase inicial , quando os tumores são pequenos (menores do que 1 cm) e imperceptíveis ao toque, as chances de cura chegam a 95% dos casos.
- Autoexame, que é importante para que a mulher conheça seu corpo, em especial sua mama, e possa reconhecer alterações nos seios. Entretanto, ele não substitui a importância do exame clínico feito por um profissional da saúde, e tampouco, a mamografia.
Aprenda a Fazer a auto palpação:
- Use parte de baixo da ponta dos 3 dedos do meio. Além da mama, toque a região próxima ao ombro, pescoço e axila.
Enfrente ao espelho:
- Coloque as mãos atrás do pescoço, dos músculos peitorais. Nesta posição, observe bem suas mamas, verificando a existência de alterações na forma ou contorno.
No Banho:
- Levante o braço esquerdo ,com a mão direita, toque a mama esquerda, observando a existência de nódulos ou algum endurecimento. Pressione suavemente, fazendo círculos cada vez menores, desde a axila até o mamilo. Faça o mesmo com a mama direita.
Deitada:
- Faça auto palpação da mama esquerda colocando uma almofada ou toalha enrolada debaixo do ombro. Estenda o braço atrás da cabeça e realize a palpação de sua mama, conforme passos descritos anteriormente. Repita o movimento na mama direita.
Além de fazer a mamografia, você pode e deve adotar hábitos saudáveis para diminuir o risco da doença:
- Mantenha seu peso dentro da faixa aceitável;
- Pratique exercícios de forma rotineira;
- Diminua a ingestão de bebidas com álcool;
- Não fume
- Evite o estresse;
- Faça o autoexame, palpando suas mamas e visualizando qualquer alteração em seu aspecto, um caroço, endurecimento, enrugamento ou depressões na pele alguma região mais quente, inchada, vermelha ou escura na mama ou mudança de forma ou tamanho;
- Atente para os sintomas e procure um médico em caso de coceira, descamação ou inversão do mamilo ( o bico da mama volta-se para dentro), ou sinais de secreção, além de dor continue em alguma parte da mama;
- A partir dos 15 anos de idade, faça ao menos um exame clínico por ano com médico ou enfermeira capacidade.
- E a partir dos 40 anos a mamografia anual é imprescindível. Em caso de Câncer de Mama n afamilia é indicado a mamografia anual quanto antes, converse com seu médico (a).
Fonte: Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio a Saúde da Mama
Nenhum comentário:
Postar um comentário